Considerado o mais antigo de Salvador, Restaurante Colon vai fechar nesta sexta | A TARDE
Atarde > Bahia > Salvador

Considerado o mais antigo de Salvador, Restaurante Colon vai fechar nesta sexta

Publicado quinta-feira, 25 de novembro de 2021 às 15:22 h | Atualizado em 25/11/2021, 15:52 | Autor: Da Redação
O Colon tinha o título de restaurante mais antigo de Salvador em atividade, sendo citado na obra 'Sumiço da Santa' (1988), de Jorge Amado | Foto: Reprodução
O Colon tinha o título de restaurante mais antigo de Salvador em atividade, sendo citado na obra 'Sumiço da Santa' (1988), de Jorge Amado | Foto: Reprodução -

Considerado o restaurante mais antigo de Salvador, o tradicional Restaurante Colon, no Comércio, vai fechar as portas. As atividades no espaço físico serão encerradas já nesta sexta-feira, 26, mas o estabelecimento continuará funcionando por delivery.

A informação foi confirmada ao Portal A TARDE por Mara Orge, esposa de Juan Orge, que é neto do fundador José Maria Orge Alonso, imigrante espanhol que chegou à Bahia há 107 anos atrás, fugindo da Primeira Guerra Mundial. Segundo ela, o motivo do fechamento é a quantidade de dívidas deixadas pela pandemia.

"A nossa esperança é de não terminar essa história e apagar, então vamos implantar um delivery. É com muito sentimento que eu não vou ter mais essa aproximação com os clientes. Saímos da antiga casa, não foi a mesma coisa", lamentou Mara. 

Emocionada, a empresária diz ainda ter esperança em que algum órgão público possa ceder um espaço para o estabelecimento continuar funcionando. "Não foi possível continuar, é muita tristeza mesmo, estou muito emocionada, muito triste. Mas ainda temos esperança, quem sabe? Um patrimônio histórico desses, ser socorrido pela prefeitura", diz ela.

No início do ano, o restaurante já havia se mudado do casarão onde funcionava, na na Praça Conde dos Arcos (foto), e passou a funcionar na Rua Conselheiro Saraiva, próximo ao Plano Gonçalves.

O Colon funcionava de segunda a sexta, das 11h às 16h. O funcionamento no sábado estava suspenso. O Colon tinha o título de restaurante mais antigo de Salvador em atividade, sendo citado na obra 'Sumiço da Santa' (1988), de Jorge Amado, pelo  prato que até hoje é carro-chefe do local: o 'Filé Malassado'.

Publicações relacionadas