Construção de templo desperta curiosidade na Avenida Orlando Gomes | A TARDE
Atarde > Bahia > Salvador

Construção de templo desperta curiosidade na Avenida Orlando Gomes

Estrutura traz detalhes únicos e marcos do ponto de vista religioso para a Bahia

Publicado sábado, 29 de abril de 2023 às 05:40 h | Atualizado em 02/05/2023, 13:35 | Autor: Maurício Viana
Construção de templo é realizada em uma das principais vias de Salvador
Construção de templo é realizada em uma das principais vias de Salvador -

Quem passa pela Avenida Paralela, próximo à entrada da Avenida Orlando Gomes, tem a curiosidade aguçada por uma estrutura imponente em construção. Se trata do primeiro templo na Bahia da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, de origem estadunidense e no estado desde meados dos anos 80.

Ocupando uma área de 6.431m², o local ainda possui um prédio de apoio para os frequentadores da quarta maior igreja em número de fiéis no mundo, com cerca de 16 milhões.

Ao contrário dos templos de outras religiões, na Igreja de Jesus Cristo são diversas salas, sendo oito principais, de tamanho médio, para as cerimônias sagradas, como as de instrução, de selamento, um casamento para toda eternidade, e de batistério, para iniciação na religião. 

O objetivo é promover reuniões pequenas com propósitos sagrados e de aprendizagem. Para realizar estes eventos atualmente é necessário se deslocar para os templos mais próximos, no caso, em Recife, em Pernambuco. Dessa forma, fiéis de toda Bahia e de outros estados poderão também vir para Salvador. 

Expectativas 

A “dedicação”, como chamam a inauguração do templo, está prevista para o início do ano que vem, cerca de dois anos e meio, tempo médio, após a Cerimônia de Abertura da Terra, nome dado à cerimônia de início das obras, que foi em agosto do ano de 2021. 

Este será o décimo primeiro construído no Brasil e contemplará o público das capelas espalhadas pela região, que possui um tamanho menor, mas com o propósito de agregar os membros cotidianamente.

Atualmente, a Igreja de Jesus Cristo conta com 72 capelas na Bahia, sendo 11 em Salvador e mais 11 na região metropolitana, e cerca de 50 mil membros. 

Na capital, eles são divididos em quatro estacas, áreas geográficas delimitadas como se fossem as dioceses para a Igreja Católica, chamadas de: Salvador, do Centro Histórico até a Pituba; Salvador Norte, de Cajazeiras até o Cabula; Salvador/Liberdade, do Bonfim até Paripe; e Salvador/Imbuí, da Pituba até Lauro de Freitas.

O presidente da estaca do Imbuí, onde está localizado o templo em construção, e líder eclisiástico Francisco Costa, que atua de forma voluntária como o restante das funções na igreja, comenta que o objetivo da obra é permitir um local de adoração e de enorme significado para os membros. 

“Eu, particularmente, estou muito animado. Não consigo me conter em emoção e me sinto muito humilde de poder viver e presenciar este momento. Tudo que eu sou, tenho ou posso me tornar é graças aos ensinamentos da igreja. Meu primo falou sobre o templo como um castelo. Isso porque a construção impressiona, de fato. As fotos estão circulando nas redes sociais. Ela tem mais que uma beleza estética, sobretudo espiritual, que ficará bem evidente quando estiver pronta”, comenta Francisco.

Por meio de nota enviada pela assessoria de comunicação, a congregação relata que a construção do templo em Salvador representa uma igreja madura e sólida na região, assim como no país com quase 1,5 milhão de fiéis. Por isso, o presidente mundial tem olhado para o Brasil com atenção e anunciado mais templos no país para que possam estar mais próximos dos membros, sem precisar longos deslocamentos.

“Certamente, os membros têm orado e suplicado muito que chegasse a hora do templo em Salvador, como fazem os de todas as cidades. Mas, não funciona assim. É por meio do amadurecimento espiritual e da frequência nos outros templos. Nós acreditamos muito no espírito da revelação e chegou este momento para o nosso presidente, que deveria ser construído. O anúncio é uma resposta às muitas orações e ao desejo dos membros, além da inspiração divina”, consta na nota.

Visitação

Após a inauguração, o local fica aberto por um tempo para a visitação de todas as pessoas independentemente da religião para apresentar a igreja. “O templo, para nós, representa a casa de Deus aqui na terra. Deus terá uma casa em Salvador. Isso vai abençoar a vida de todas as pessoas na região”, completa Francisco.

Conhecida como Igreja dos Mórmons, por causa de um livro de escrituras utilizada na religião, juntamente à bíblia, escrito por seguidores de Jesus Cristo no continente americano, onde viveu um profeta com este nome em 400 a. C., os seus membros buscam seguir os ensinamentos e a doutrina dos últimos dias da vida do mártir cristão. 

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias foi fundada formalmente em 1830 com apenas seis pessoas em uma cabana de madeira ao norte de Nova York, mas hoje seu evangelho está espalhado por todo o mundo como uma religião mundial. 

No Brasil, os primeiros membros chegaram em meados de 1923, por meio de imigrantes da Alemanha. A primeira capela da América do Sul foi construída em Joinville, Santa Catarina, em 1931.

Publicações relacionadas