Consulta pública do Plano Salvador 500 é prorrogada | A TARDE
Atarde > Bahia > Salvador

Consulta pública do Plano Salvador 500 é prorrogada

Publicado sábado, 03 de outubro de 2020 às 11:58 h | Atualizado em 21/01/2021, 00:00 | Autor: Da Redação
Plano é um instrumento público de planejamento da capital baiana para os próximos 30 anos | Foto: Felipe Iruatã | Ag. A TARDE
Plano é um instrumento público de planejamento da capital baiana para os próximos 30 anos | Foto: Felipe Iruatã | Ag. A TARDE -

A consulta pública para elaboração do Plano Salvador 500, instrumento público de planejamento da capital baiana para os próximos 30 anos, foi prorrogada pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) para o próximo dia 13 de outubro - o prazo terminaria no dia 10. Para participar, a população deve responder a um questionário disponível no site do órgão.

Na página, o cidadão informará a idade, o gênero e o bairro onde reside. Em seguida, definirá dez prioridades de intervenção por área no médio (até 2030) e longo (2049) prazos, atribuindo notas para o que considerar mais importante. Quem tiver dificuldade em acessar o questionário deve trocar de navegador e tentar acessar novamente.

Em maio de 2014, a Prefeitura lançou o Plano Salvador 500, que é um instrumento público de planejamento da capital baiana para os próximos 30 anos. O nome se refere à execução do plano, que vai coincidir com o aniversário de 500 anos da primeira capital do Brasil, em 2049.

O projeto é dividido em três etapas, e a mais importante delas é a implantação do PDDU (Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano), que visa identificar problemas estruturais da cidade e, através da leitura dos seus habitantes, definir uma estratégia de ordenamento territorial e de crescimento do município nas dimensões física, ambiental, econômica e cultural.

Os dois principais objetivos estão ligados ao desenvolvimento sustentável da cidade, tornando Salvador uma capital menos desigual em termos sociais, urbanísticos e ambientais e promovendo o desenvolvimento urbano sustentável, contemplando orientações para o ordenamento territorial integrado e abrangente.

O processo para confecção do plano teve início em 2014. O documento está dividido em três cadernos: 1 – Sociedade, Economia e Território, que trata da situação, contextos e condicionantes históricos; 2 – Cenários, que reúne perspectivas, tendências e propositivos para 2030 e 2049; e 3 – Agenda do Plano Salvador 500, que trará a visão da capital desejada por todos em 2049.

Publicações relacionadas