Dom Geraldo Majella criou oração oficial de Irmã Dulce | A TARDE
Atarde > bahia > Salvador

Dom Geraldo Majella criou oração oficial de Irmã Dulce

Cardeal faleceu na manhã deste sábado, 26, no Paraná, aos 89 anos

Publicado sábado, 26 de agosto de 2023 às 13:31 h | Autor: Da Redação
Em 2011, Dom Geraldo tornou-se Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Salvador
Em 2011, Dom Geraldo tornou-se Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Salvador -

Dom Geraldo Majella, arcebispo emérito de Salvador, foi o criador da oração oficial de Irmã Dulce, primeira baiana e mulher legitimamente brasileira a se tornar santa pelo Vaticano. O cardeal faleceu na manhã deste sábado, 26, no Paraná, aos 89 anos.

>>> Sepultamento de Dom Geraldo Majella Agnelo será em Londrina

O religioso presidiu a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), fez a leitura da carta que beatificou Santa Dulce, em 2011, e foi responsável por escrever a oração da santa. Na época, ele era Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil. Anos depois, o texto sofreu algumas alterações. Confira abaixo:

Senhor nosso Deus,

lembrados de vossa filha,

a santa Dulce dos Pobres,

cujo coração ardia de amor por vós e pelos irmãos,

particularmente os pobres e excluídos,

nós vos pedimos:

dai-nos idêntico amor pelos necessitados;

renovai nossa fé e nossa esperança

e concedei-nos, a exemplo desta vossa filha,

viver como irmãos, buscando diariamente a santidade,

para sermos autênticos discípulos missionários

de vosso filho Jesus.

Amém.

Em nota de pesar, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil afirmou que Dom Geraldo Majella deu a "vida à Igreja no Brasil e no mundo".

Vida dedicada a fé

Nascido em Juiz de Fora (MG) no dia 19 de outubro de 1933, Dom Geraldo Majella Agnelo era filho de Antônio Agnelo e Sylvia Agnelo. No dia 13 de janeiro de 1999 foi nomeado pelo Papa João Paulo II como Arcebispo Metropolitano de São Salvador da Bahia. A posse ocorreu no dia 11 de março do mesmo ano. 

Ao longo de sua carreira, desempenhou diversos papéis significativos, incluindo a presidência da Comissão Litúrgica da CNBB e o cargo de Presidente do Departamento de Liturgia do CELAM. Foi nomeado Cardeal em 2001 pelo Papa João Paulo II e desempenhou várias funções na Igreja, incluindo a presidência da CNBB.

Em 2011, após ter seu pedido de renúncia aceito pelo Papa Bento XVI, Dom Geraldo tornou-se Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Salvador e, seguindo seu desejo, passou a residir em Londrina a partir de 2014.

Publicações relacionadas