SALVADOR
Empresas de ônibus serão auditadas pela Agerba
Por Lucas Esteves
Após o elevado número de reclamações recebidas de passageiros insatisfeiros, a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), decidiu realizar uma auditoria em duas empresas de transportes intermunicipais que atuam no Estado. As companhias Novo Horizonte e Camurujipe, que juntas transportam quase 500 mil passageiros mensalmente, respondem por 80% das 584 queixas encaminhadas à ouvidoria do órgão. A maioria delas diz respeito à condição dos ônibus, em geral, especialmente nos quesitos segurança, conforto e cumprimento de horários.
A Novo Horizonte e a Camurujipe serão investigadas durante 30 dias. Após a apuração dos problemas relacionados às operadoras do serviço de transporte, os técnicos da Agerba se reunirão com responsáveis pelas duas empresas para definir, a curto prazo, metas para a melhoria imediata dos serviços. Caso contrário, as concessões para a exploração do serviço podem ser cassadas.
O diretor-executivo da Agerba, Antônio Lomanto Netto, ressalta que a auditoria busca a melhoria da prestação de serviço à população, especialmente pelo alcance do transporte intermunicipal na Bahia. "É preciso que as empresas se preocupem com o atendimento, cumprindo horários e oferecendo equipamentos eficientes e sempre seguros à população".
Mesmo com a auditoria em andamento, as empresas não deixarão de prestar os serviços aos passageiros e permanecerão com suas 218 linhas em funcionamento. O sistema de transporte intermunicipal é operado por 60 empresas e transporta mais de 10 milhões de passageiros por mês em todo o Estado.
A reportagem do A Tarde On Lineentrou em contato com as duas empresas durante toda a tarde desta sexta-feira, mas os responsáveis pelas companhias não foram encontrados e não retornaram as ligações para comentar o assunto.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes