Busca interna do iBahia
HOME > bahia > SALVADOR

SALVADOR

Esgoto na Praia do Porto passa por obra

Luana Almeida
Por Luana Almeida
Obra é para impedir lançamento de esgoto na praia
Obra é para impedir lançamento de esgoto na praia - Foto: Luciano da Matta l Ag. A TARDE

Na última semana, fotografias mostrando esgoto sendo despejado na praia do Porto da Barra circularam pelas redes sociais e assustaram frequentadores do local. Na ocasião, o esgoto vazou devido à chuva que caiu na capital baiana.

Para evitar o lançamento de dejetos na praia, sejam pluviais ou da rede de esgoto, teve início na manhã desta segunda-feira, 23, a desobstrução de parte da tubulação situada no largo do Porto da Barra, em frente ao prédio do Instituto Mauá.

Tudo sobre Salvador em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

O serviço, que está sendo executado pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), a pedido da Superintendência de Obras Públicas de Salvador (Sucop), consiste na troca da tubulação de manilha cerâmica por vinil forte. A previsão é de que a obra seja concluída nesta sexta-feira.

Por causa do serviço, que está ocupando um trecho de 20 metros da calçada do largo, parte da área precisou ser interditada. A interrupção da passagem, no entanto, não atrapalhou o trânsito de veículos e pedestres.

“São tubos antigos, que entopem com mais facilidade. Além disso, a água da chuva acaba arrastando o lixo deixado nas ruas do bairro, o que resulta na poluição da praia”, afirmou o monitor da obra e assistente de saneamento da Embasa, Valmir Oliveira.

Poluição

De acordo com o assistente de saneamento da empresa, a intervenção na rede é apenas uma parte das ações da companhia para sanar os problemas envolvendo o despejo de esgoto e água pluvial no mar do Porto.

Segundo ele, a Embasa iniciou uma série de visitas técnicas a imóveis do bairro para detectar tubulações antigas e que desaguam na praia. A intenção, segundo o técnico, é fazer um mapeamento para que essas redes sejam verificadas e, se possível, desviadas. “Estamos analisando a possibilidade de melhorar a rede de todo o bairro”, disse Oliveira.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Google Noticias Siga o A TARDE no Google Noticias

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Email

Relacionadas

Mais lidas