SALVADOR
Espaço do Leitor
Por JORNAL A TARDE
Memória
O ex-presidente Fernando Henrique Esquecido Cardoso parece acreditar que, como ele fez questão de esquecer, as pessoas também esqueceram o que ele escreveu e o que fez nos oito anos de governo. Ele conta com a falta de memória da população, preocupada em sobreviver às vicissitudes diárias que os políticos impõem à difícil vida de quem ganha cerca de um salário mínimo. Esqueceu que, no início do seu primeiro mandato, havia uma regra que definia determinado índice inflacionário para o reajuste anual do salário mínimo. Esqueceu que ele atropelou a regra e definiu um outro índice 6% menor, reduzindo assim o valor do salário mínimo legal devido em R$ 6, mantendo-o bem abaixo do equivalente a US$ 100 dólares. Mesmo com todo esse cuidado com as contas da Previdência, mesmo com a obtenção de recursos extraordinários com as vendas de empresas estatais lucrativas como as teles e a Vale do Rio Doce, mesmo com a privatização das rodovias e da CPMF definitivamente inserida na receita do Tesouro, a dívida pública alcançou no último ano do governo FHC o maior índice da história, cerca de 57% do PIB, muito além dos históricos 33%. Coisas inexplicáveis desse tipo não dão para esquecer...
José Renato M. de Almeida
Salvador BA
Metrô
Por que o metrô de Salvador não é concluído? Quem está falando a verdade? O governo não libera os recursos por pirraça, perseguição política ou por que houve desvio dos recursos iniciais, irregularidades administrativas e mau uso dos recursos? Quem irá resolver este impasse? A população cobra o funcionamento do transporte de massa, pois a cidade se agiganta e é insuportável a má qualidade do transporte coletivo desta metrópole.
Antônio Cássio
Salvador BA
Igreja Presbiteriana
Sobre a expansão das igrejas evangélicas em
Salvador, cito no grupo das tradicionais a esquecida Igreja Presbiteriana do Brasil. A terceira Igreja Evangélica a chegar na terra tupiniquim trazida por Ashbel Green Simonton e o primeiro pastor evangélico brasileiro, José Manoel da Conceição, foi organizada na Bahia em 1872 e tem cerca de 200 templos no interior do Estado. O fato de não ser alardeada nas emissoras de Rádio ou na TV não a exclui do rol das igrejas evangélicas tradicionais. Visite os maiores bairros de Salvador Cajazeiras, Liberdade, Castelo Branco, Pituba, Uruguai, Caminho de Areia, Barra, Nazaré, Vasco da Gama, Periperi, Cabula, Brotas e lá estará um templo da Igreja
Presbiteriana do Brasil.
Edinei Dantas
Salvador BA
Discoteca inferniza
O Casarão Santa Luzia, uma discoteca eventual (só funciona às sextas-feiras) num depósito do Comércio, junto à Igreja do Pilar, vem infernizando boa parte da cidade, desde os moradores da Rua Direita de Santo Antônio, cujas casas encontram-se do lado da encosta, até os hóspedes das pousadas e os moradores da costa do Pilar. Já denunciei duas vezes à Sucom, sem efeito. Com a chegada do Carnaval, todos acham-se no direito de desprezar o descanso do resto da cidade.
Dimitri Ganzelevitch
Fundador da Associação Anti-Poluição Sonora de Salvador
Salvador BA
Rabo de cavalo
O viaduto da Soledade é uma vergonha. Não há sentido uma obra daquele porte ficar totalmente parada e esquecida. Em Salvador, é sempre assim: tudo começa e depois pára por completo. Estas obras ficam paradas, servindo de hospedagem de todo tipo de inseto. Infelizmente, em Salvador, nada vai para frente; parece rabo de cavalo; só cresce para o chão. O Brasil é um país tão rico que é roubado de dia e, à noite, se recupera.
Manoel Alves Pinto
Salvador BA
Cartas para esta coluna devem ser dirigidas a
Espaço do Leitor - Redação de A TARDE - Rua Professor Mílton Cayres de Brito nº 204, Caminho das Árvores - Salvador - BA - CEP 41822-900, ou ao e-mail [email protected] Devem conter até 10 linhas em corpo 12, com endereço e telefone. Reconhecer a firma quando se fizerem acusações e denúncias. A publicação das cartas poderá ser integral ou parcial, a critério da editoria.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes