Estudante da UFBA denuncia assédio em banheiro da Facom | A TARDE
Atarde > Bahia > Salvador

Estudante da UFBA denuncia assédio em banheiro da Facom

Faculdade de Comunicação se manifestou sobre o ocorrido

Publicado sexta-feira, 27 de maio de 2022 às 22:13 h | Autor: Da Redação
A Faculdade de Comunicação da UFBA alertou que esta semana aconteceram duas situações que deixaram os estudantes da Facom em estado de insegurança
A Faculdade de Comunicação da UFBA alertou que esta semana aconteceram duas situações que deixaram os estudantes da Facom em estado de insegurança -

Uma estudante da Universidade Federal da Bahia (UFBA), no final da tarde desta sexta-feira, 27, disse que um homem tentou filmá-la enquanto ela usava o banheiro feminino da Faculdade de Comunicação (Facom).

A faculdade divulgou uma nota em suas redes sociais sobre o ocorrido e declarou que prestou um primeiro atendimento de apoio à estudante e que logo depois, comunicou o fato para a Coordenação de Segurança da UFBA.

Na nota, a Facom também lembrou que este não foi a primeira denúncia de falta de segurança na unidade universitária nesta semana, na terça-feira, 24.

Confira a note na íntegra:

A Faculdade de Comunicação da UFBA tomou ciência, nesta quinta-feira (26), de que um indivíduo adentrou as instalações da FACOM e tentou filmar uma estudante que estava em uma cabine do banheiro feminino.

No mesmo instante que soube da situação, a faculdade amparou a estudante que foi, em seguida, acompanhada pela equipe da Coordenação de Segurança da UFBA até a sua casa. Na manhã desta sexta-feira, a FACOM seguiu prestando suporte à estudante de graduação, acompanhando-a durante o registro da ocorrência na polícia civil. O caso também foi notificado à Coordenação de Gestão de Segurança da UFBA (Coseg), de forma que fosse devidamente registrado e tratado com a seriedade que merece. Portarias e equipes de vigilância já estão de posse da figura do invasor, de maneira que seja identificado em eventual retorno ao campus.

Casos como esse reacendem o debate sobre a falta de segurança que aflige a população da nossa capital e confirmam a necessidade da continuidade de ações que vêm sendo priorizadas pela Universidade desde o início do semestre presencial, conforme reitera a UFBA em nota própria (leia a nota em link na Bio).

A FACOM, como unidade universitária da UFBA, seguirá colaborando para que o ambiente universitário permaneça seguro e acolhedor aos seus alunos(as), professores(as), técnicos-administrativos, profissionais terceirizados(as) e todos(as) aqueles(as) que frequentam o seu ambiente.

 Sinalizamos também que a FACOM acompanhou o caso ocorrido em suas instalações, desta vez na terça-feira (24), em que a presença de um aluno de outro instituto gerou inquietação em membros da Faculdade de Comunicação, que relataram perturbação em sala de aula. Nesse caso específico, informamos que a situação também foi relatada à Coordenação de Gestão de Segurança e que o estudante foi encaminhado para atendimento da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil.

Faculdade de Comunicacação da UFBA, 27 de maio de 2022

Publicações relacionadas