RÉVEILLON
Festival da Virada Salvador recebeu mais de 2 milhões de pessoas
De acordo com a prefeitura, está edição foi a maior realizada na capital baiana
Por Da Redação
De acordo com a prefeitura de Salvador, o Festival Virada Salvador reuniu mais de 2 milhões de pessoas nos cinco dias de festa na Arena Daniela Mercury, na Boca do Rio. Os números da Empresa Salvador Turismo (Saltur), órgão vinculado a prefeitura, apontam que a atual edição do evento, que começou na última quarta-feira (28) com encerramento neste domingo, 1º, foi a maior já realizada na capital baiana.
Com a apresentação de 40 shows no palco principal, o Festival contou com cerca de 100 horas de música e com diversas atrações para o público que foi à Arena, como roda gigante, área geek, tirolesa, feira criativa e vila gastronômica. No palco Brisa, foram 34 apresentações artísticas. Na noite da virada, a região da Arena foi um dos 21 pontos de queima de fogos de Salvador.
O prefeito Bruno Reis comentou a realização do evento. “Foram cinco dias de festa em clima de tranquilidade e animação para celebrar o retorno do nosso Festival Virada Salvador e a chegada do Ano Novo. Esse ano, fizemos o maior Festival Virada da história de Salvador, com mais de 2 milhões de pessoas durante os cinco dias e com mais de 100 horas de música”, destacou.
Bruno também ressaltou os benefícios para a cidade com o retorno do Festival, que não foi realizado por dois anos devido à pandemia. “Tivemos uma movimentação intensa de turistas, o que resultou em grande ocupação hoteleira na cidade e uma movimentação econômica superior a R$ 350 milhões, beneficiando em cadeia diversos setores da cidade. Isso significa geração de emprego e renda para as pessoas”, salientou.
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) contabilizou 587 atendimentos e procedimentos, contra 689 casos na edição anterior do evento, uma redução em torno de 15% nesta edição do evento em comparação com o último Festival Virada Salvador antes da pandemia, realizado entre 2019 e 2020.
Deste total de 587 casos, foram 494 atendimentos, sendo que a maioria deles clínicos, ou seja, sem gravidade (421 ocorrências, o que representa 85,2%). Em relação aos atendimentos, a diminuição em relação à edição de 2019/2020 foi de 17,5% (na edição anterior foram 599 casos contabilizados).
No último dia do evento, também houve queda dos índices em relação ao dia 1º de janeiro de 2020. Naquele ano, foram 54 atendimentos e procedimentos realizados, contra 52 casos registrados em 2023.
A Prefeitura aponta que a operação de transporte funcionou de forma regular ao longo do evento, com veículos que circularam nos cinco dias para atender às pessoas que foram à Arena Daniela Mercury. Neste domingo, 1º, cerca de 30 mil pessoas utilizaram o transporte público disponibilizado para a festa, entre os ônibus regulares, veículos do sistema complementar (STEC), além dos táxis e mototáxis. Não houve intercorrências durante a operação.
A equipe de fiscalização acompanhou toda a movimentação, disponibilizando veículos da frota reguladora para garantir o atendimento do público nos momentos de maior demanda, em especial após a queima de fogos e ao final do evento, no início da manhã.
Mulheres e crianças - A Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) registrou 547 atendimentos de crianças e mulheres durante o Festival. Deste total, foram 292 crianças acolhidas no Centro de Acolhimento, Aprendizagem e Convivência (CAAC). No Centro de Referência de Atenção à Mulher (CRAM) foram 255 mulheres atendidas ao longo dos cinco dias da festa. Durante o evento, a SPMJ contabilizou 47 casos de violência contra a mulher, entre situações de assédio, importunação sexual e violência moral, psicológica e física.
A Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) registrou 923 atendimentos ao longo dos cinco dias do Festival relacionados ao combate ao trabalho infantil na Arena Daniela Mercuury. Foram 530 abordagens e 166 cadastros realizados. A Sempre ainda identificou 49 crianças ou adolescentes em trabalho infantil. No entorno da arena, foram 676 atendimentos realizados pela pasta.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes