TERRITÓRIO DE IDENTIDADE
Governador eleito participa da III Conferência Estadual dos Território
Durante o evento, Jerônimo comentou pontos da reforma administrativa do Governo do Estado aprovado na Alba
Por Da Redação
O governador eleito, Jerônimo Rodrigues (PT), comentou sobre a reforma administrativa aprovada na Assembleia Legislativa durante sua participação, nesta quinta-feira, 15, na III Conferência Estadual dos Territórios, encontro que integra a programação da Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária. Com o tema “Nossa Força em Campo”, a 13ª edição da feira teve sua abertura ontem e acontece no Parque Costa Azul até o próximo domingo, 18.
Ao comentar alguns pontos da reforma administrativa do Governo do Estado, Jerônimo destacou que algumas mudanças tiveram como objetivo garantir o alinhamento da estrutura do Executivo baiano com o Governo Federal para enfrentar a fome, garantir dignidade e oportunidades aos baianos e baianas. “É um gesto forte sobre como trabalharemos no próximo ano, priorizando a inclusão e o enfrentamento da fome”, afirmou o governador eleito, que também destacou as novas estruturas para políticas para a juventude e para o fortalecimento dos consórcios com os municípios.
“Nós demos o nosso suor para eleger Lula e vamos dar o nosso suor para governar junto com ele. Aqui na Bahia, vamos precisar da inteligência de vocês para governar nosso estado junto com vocês. Fizemos muito mesmo sem o apoio do Governo Federal graças aos colegiados territoriais. Não estamos olhando apenas a política do rural, mas também da educação, das estradas, do turismo, e de outros segmentos.”, disse Jerônimo aos delegados territoriais presentes na conferência.
III Conferência dos Territórios
Coordenada pela Secretaria Estadual do Planejamento (Seplan), através da Diretoria de Planejamento Territorial (DPT/Seplan), e instituída em 2014, através da Lei Nº 13.214, a Política de Desenvolvimento Territorial do Estado da Bahia tem como objetivo a promoção do desenvolvimento territorial, democrático, sustentável e solidário, através da participação social, da articulação e integração das políticas públicas e ações governamentais visando à melhoria da qualidade de vida da população. No evento, foram escolhidos os membros do setor produtivo e da sociedade civil que representarão os Colegiados Territoriais, dos diferentes Territórios de Identidade, no Conselho Estadual de Desenvolvimento Territorial (CEDETER).
A definição dos representantes está respaldada na Lei Estadual nº 13.214, que estabelece: “Os representantes dos CODETERs no CEDETER serão escolhidos entre os membros do setor produtivo e da sociedade civil nos CODETERs de diferentes Territórios de Identidade, pelo voto direto dos presentes em Conferência Estadual dos CODETERs convocada por ato do Governador do Estado, para mandato de 02 (dois) anos, permitida a recondução”.
O secretário do Planejamento, Cláudio Peixoto, destacou o desafio para pasta na condução da Política Estadual de Territórios. “A Seplan se sente muito desafiada neste momento, quando o novo governo se instala, e teremos um governador que valoriza a política de desenvolvimento territorial, portanto, a presença dele aqui hoje muito nos honra e é a prova inequívoca de que a atividade terá continuidade, neste momento em que precisamos da sociedade civil organizada e da população de modo geral e apoiar as políticas públicas em todas as suas fases, portanto, um momento muito importante para todos que compõem a governança territorial”.
A importância da realização da conferência, após a interrupção por três anos em consequência da pandemia de covid-19, foi destacada pelo Diretor de Planejamento Territorial da Seplan, Thiago Xavier. “A Conferência Estadual dos Colegiados Territoriais é um dos movimentos mais importantes da Política de Desenvolvimento Territorial do Estado da Bahia. É o momento em que todos os colegiados, por meio de suas representações, estão juntos discutindo o destino da política territorial do estado”, explica.
Para Jeandro Ribeiro, secretário estadual do Desenvolvimento Rural (SDR), presente no evento, a conferência “é um momento de grande escuta para qualificar a gestão do Governo do Estado a partir de 2023 com o fortalecimento do desenvolvimento territorial”. O secretário estadual do Planejamento (Seplan), Cláudio Peixoto; a secretaria estadual de Políticas para as Mulheres (SPM), Julieta Palmeira; a coordenadora geral da Coordenação Estadual dos Territórios (CET), Leninha Alves; o prefeito de Castro Alves, Thiancle Araújo; entre outras lideranças territoriais e gestores do executivo baiano participaram do encontro, que lotou o auditório do Hotel Concept.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes