Governo apresenta projeto de construção do Hospital do Subúrbio | A TARDE
Atarde > Bahia > Salvador

Governo apresenta projeto de construção do Hospital do Subúrbio

Publicado quinta-feira, 25 de setembro de 2008 às 17:52 h | Autor: A TARDE On Line

As secretarias estaduais de Relações Institucionais (Serin) e da Saúde (Sesab) apresentaram nesta quinta-feira (25) às lideranças dos 21 bairros integrantes do Subúrbio de Salvador, o projeto do novo hospital que será construído na região.

A homologação da concorrência foi divulgada no Diário Oficial de quarta-feira (24) e o início das obras depende, segundo o Governo do Estado, apenas da liberação da licença ambiental e assinatura da ordem de serviço pelo governador Jaques Wagner.

A diretora de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde da Sesab, Mara Rocha, fez a apresentação do projeto, na Creche Heroínas do Lar, localizada nas imediações do Parque São Bartolomeu.

Segundo Mara Rocha, diretora de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde da Sesab, a área onde será implantado o hospital, na rua Manoel Lino, conhecida como Estrada Velha de Periperi, possui uma série de vantagens, a começar por ser centro do Subúrbio. “Isso permitirá o atendimento da população local e das pessoas que vão se dirigir ao hospital pela BR-324. Além disso, o processo de desapropriação da área foi bastante amigável porque as pessoas entenderam que a obra traz vantagens para todos", explicou.

Segundo a agente comunitária de saúde, Iraci Cerqueira de Jesus, a expectativa da comunidade do Cabrito é grande. "O quadro da saúde no subúrbio é péssimo. A gente espera não ter mais uma decepção como tem sido o Programa Saúde da Família. Esperamos que o hospital ajude a acabar com isso", afirmou.

Especializado no atendimento de traumas, o Hospital do Subúrbio conta com o mesmo projeto do Hospital do Oeste, localizado no município de Barreiras, e ocupará uma área total de 40 mil metros quadrados. Serão oferecidos 248 leitos, divididos em clínicas médica e pediátrica, cirurgia geral adulto e pediátrica, tratamento de queimados, traumato-ortopedia adulto e pediátrica, UTIs adulto e pediátrica e semi-intensiva adulto e pediátrica.

Além disso, de acordo com a Sesab, a população terá acesso a serviços de urgência e emergência em clínica médica, cirurgia, traumato-ortopedia, tratamento de queimados (adulto e pediátrico), além de farmácia, nutrição e dietética.

O investimento é da ordem de R$ 42 milhões. As obras serão realizadas pela Construtora MRM, vencedora da concorrência, e acompanhada pela Superintendência de Construções Administrativas da Bahia (Sucab).

Publicações relacionadas