SALVADOR
Hospital Municipal Veterinário está com 99% das obras concluídas
Unidade de saúde, instalada em Canabrava, atenderá até 100 animais por dia e teve investimento de R$ 14 mi
Por Ian Peterson*
A última semana de março terá presentes para o aniversariante: Salvador. Nesta semana, a Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis) vai inaugurar o Hospital Público Veterinário da capital baiana. A unidade de saúde de média e alta complexidade, situada no bairro de Canabrava, funcionará de forma ininterrupta de segunda-feira a domingo.
O hospital fica localizado na Rua Artêmio, Castro Valente, em frente ao Estádio Manuel Barradas, o Barradão, do Vitória.
Segundo a diretora de proteção e bem-estar animal da Secis, Michelle Holanda, as obras estão em 99% concluídas, faltam detalhes, como pintura e outros acabamentos, para a conclusão. Ainda segundo ela, “a capacidade dele de atendimento diário é de cerca de 60 a 100 animais, sendo cães e gatos”, aponta.
Os serviços que serão oferecidos são de baixa e média complexidade, de atendimento de cirurgia, exames laboratoriais e de imagem. “O hospital tem atendimento clínico e atendimento especialista para doenças infectocontagiosas”, explica Michelle Holanda. Além disso, o hospital conta com dois centros cirúrgicos, então pelo menos duas cirurgias podem ser realizadas simultaneamente para urgências e emergências. Além de funcionar de forma contínua de segunda-feira a domingo.
O Hospital Municipal Veterinário disponibilizará acesso gratuito a uma gama de especialistas em áreas como ortopedia, oftalmologia e trato reprodutivo dos bichos; bem como exames de média e alta complexidade, à exemplo de raio X, exames de imagem, hemograma e outros.
O equipamento vai gerar em média, direta e indiretamente, cerca de 100 empregos, sendo médicos, veterinários, clínicos, especialistas, recepcionistas, auxiliares de serviços gerais, porteiros, cargos administrativos também. Foram R$ 14 milhões investidos na construção da unidade. De acordo com a diretora, esse valor é todo do tesouro, recurso próprio municipio.
A estrutura da unidade de saúde veterinária será distribuída em dois andares, incluindo o térreo e o primeiro andar, ocupando uma área total de cerca de 1.400 metros quadrados. A instalação estará sob a supervisão da Diretoria de Proteção Animal (Dipa), que faz parte da Secretaria Municipal de Inovação e Sustentabilidade (Secis).
*Sob a supervisão do editor Rafael Tiago Nunes
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes