Igreja anuncia programação de retorno da Festa do Senhor do Bonfim | A TARDE
Atarde > Bahia > Salvador

Igreja anuncia programação de retorno da Festa do Senhor do Bonfim

Famoso evento popular volta a acontecer após dois anos de restrição

Publicado quarta-feira, 21 de dezembro de 2022 às 11:15 h | Atualizado em 21/12/2022, 13:29 | Autor: Da Redação
Momento da lavagem do adro da igreja
Momento da lavagem do adro da igreja -

Sem acontecer há dois anos por conta das restrições da Covid-19, a Lavagem do Bonfim, uma das festas populares mais aguardadas pelos baianos, teve sua programação detalhada pela Igreja do Bonfim nesta quarta-feira, 21. .

A Festa do Senhor do Bonfim 2023 irá acontecer entre os dias 5 e 15 de janeiro, com a tradicional lavagem marcada para 12 de janeiro. Com o retorno da programação normal após dois anos de restrições causadas pela Covid-19, os fiéis poderão participar da solene novena, procissões (marítimas e terrestre) e eventos culturais, além da 8ª edição da Caminhada "Lavagem de Corpo e Alma"

Neste ano, a festa religiosa, considerada uma das principais da Bahia, fará memória ao centenário da composição do hino popular dedicado ao senhor do Bonfim, criado em 1923, em comemoração à Independência da Bahia, que no século XX completava 100 anos. Com isso, o festejo será centralizado no tema "Há 100 anos cantando 'Glória a Ti neste dia de glória'". 

"A letra e a música do hino ao Senhor do Bonfim foram compostas para relembrar os feitos heróicos dessa luta, que segunda a fé religiosa dominante, contou com a intercessão do Senhor do Bonfim, uma vez que, as vitórias nas batalhas navais e terrestres onde os baianos venceram os portugueses comandados pelo Governador das Armas, eram atribuídas ao santo", destacou o reitor da Igreja do Bonfim, padre Edson Menezes da Silva. 

A programação festiva conta com nove noites de novenas, em que os fiéis poderão doar alimentos não perecíveis, materiais de limpeza e higiene pessoal. A primeira noite de novena acontece no dia 5 de janeiro, uma quinta-feira, às 19h, pouco depois do hasteamento da bandeira do Senhor Bom Jesus do Bonfim, em frente à Basílica Santuário, o que dará início à programação da festa. 

Os dias seguirão com a realização de missas e novenas em horários diversos, durante os períodos da manhã, tarde e noite. Na quarta-feira, 11, após a missa das 7h30, acontecerá a saída da imagem peregrina do Senhor do Bonfim para o píer da Ponta do Humaitá, onde será iniciada a processão marítima até o Cais da Praça Cairu.

O oitavo dia, a quinta-feira, 12, é o dia da tradicional lavagem do adro da Basílica Santuário Nosso Senhor do Bonfim. A saída da 8ª Caminhada "Lavagem de Corpo e Alma" acontecerá às 7h, da Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, no bairro do Comércio, até a Colina Sagrada, no Bonfim. 

A festa será encerrada no domingo, 15, com a realização de missas durante o período da manhã, a última presidida por Dom Sérgio da Rocha, Cardeal Arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil. Às 16h, acontecerá a Procissão dos Três pedidos, que sairá da Igreja Nossa Senhora dos Mares em direção a Colina Sagrada, onde os fiéis serão convidados a dar três voltas em torno da basílica fazendo três pedidos. O momento será encerrado com a benção do Santíssimo Sacramento e queima de fogos de artíficio. 

Publicações relacionadas