SALVADOR
K9 da polícia baiana, 'Funk' é destaque nas operações e nas redes sociais
Por Nicolas Melo* | Fotos: Alberto Maraux | Divulgação | SSP-BA
Com apenas 4 anos de idade, "Funk" – um dos K9 (cão policial) – da Coordenação de Operações Especiais (COE) da Polícia Civil (PC) já participou ativamente de diversas operações de rastreamento e apreensão de drogas em Salvador e na região metropolitana. Entre as missões, o cachorro da raça Cocker Spaniel tem em seu histórico a apreensão de 1,5 tonelada de cocaína no Porto de Salvador, no dia 18 de julho.
Mais recente, ele foi o "policial" que contribuiu para a apreensão 178 pedras de crack e 100 porções de cocaína nesta quarta-feira, 15. O material estava escondido em um bar usado como centro de distribuição de drogas, no bairro de São Caetano.
>> Preparação para atividade policial exige esforço e união entre condutor e animal
Na ação, Edson Barbosa, 35 anos, e Verônica Lima, 22 anos, responsáveis pelo local, foram presos. A operação contou também com a participação dos cães farejadores Troy, da raça Pastor Alemão de 4 anos, e da "estagiária" Jady (uma Cocker Spaniel de 9 meses).
Uma publicação compartilhada por Jornal A TARDE (@jornalatarde) em
A atuação de "Funk" ganhou notoriedade nas redes sociais, despertando o interesse de internautas que elogiaram o desempenho do animal, além de admirarem sua "fofura". Uma das admiradoras foi a cantora Claudia Leitte, que brincou com a pose feita pelo cãozinho durante apresentação do casal na postagem feita no perfil do Portal A TARDE no Instagram: "O cão é o infrator... Roubou a cena".
Outro internauta afirmou que se tratava de um "cão herói". Uma segunda escreveu que "esse cachorro é verdadeiro herói da porra toda, olha a satisfação dele de estar ali". Um terceiro seguidor destacou a capacidade olfativa da raça: "Cocker tem um faro impressionante".
Além de "Funk", outros nove cães policiais integram o canil da COE no rastreio de drogas e explosivos.
Cocker Spaniel
Muito diferente das raças mais comuns de cães policiais como Pastor Alemão, Belga ou Holandês, Labrador, Rottweiler ou até mesmo o Dobermann, o Cocker Spaniel, como o "Funk", vem sendo muito usada, como explicou o coordenador do Canil do COE em Salvador, Luís Fernando Bastos.
"É uma raça muito comum para integrar a corporação policial, principalmente para detecção. A primeira dessa raça foi a cadela 'Funny', que possui um histórico de muitas apreensões de drogas. Ela cumpriu o seu tempo de serviço com 11 anos, quando morreu. Mesma velha, ela continuou integrando a corporação, tornando-se a nossa mascote", recordou ele.
O desempenho do animal durante as missões é desenvolvido no Canil da COE desde filhote, e com "Funk" não foi diferente: "Fazemos diversos testes, como de comportamento e aptidão para caça, além de treinar para que eles não sejam agressivos, já que trabalhamos em aeroportos ou em comunidades".
Segundo Bastos, o treinamento, mesmo ainda filhote, é constituído de etapas como entrar em sala escura, andar sobre piso liso, subir, abaixar e pular obstáculos, além de desenvolver o faro como rastreamento de objetos. O K9 fica na fase de treinamento até 1 ano e meio, quando ele, geralmente, já está apto para se tornar um "estagiário".
Conforme o coordenador, no período de estágio, como a cadela "Jade", o animal começa a ir para as operações como uma forma de se adaptar com o barulho e com o excesso de pessoas. "Na rua, o policial guia tem que está atento as reações do cachorro. Pode ser que ele perceba alguma coisa e o guia tem que saber fazer a leitura do comportamento do animal", explicou Bastos, complementando que essa relação entre os dois começa quando o farejador ainda é filhote.
"Todo cão farejador tem seu guia. É ele que vai para as operações. Para acontecer a relação de amizade entre eles, é preciso uma série de atividades diárias, que vai desde a alimentação até corridas, natação e caminhadas", falou.
Uma publicação compartilhada por CANIL DA COE-PCBA 💀⚡🐺🇧🇷2*/K9 (@canil_da_coe_pcba) em
Uma publicação compartilhada por CANIL DA COE-PCBA 💀⚡🐺🇧🇷2*/K9 (@canil_da_coe_pcba) em
Uma publicação compartilhada por CANIL DA COE-PCBA 💀⚡🐺🇧🇷2*/K9 (@canil_da_coe_pcba) em
Uma publicação compartilhada por CANIL DA COE-PCBA 💀⚡🐺🇧🇷2*/K9 (@canil_da_coe_pcba) em
*Sob a supervisão do editor Juracy dos Anjos
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes