Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > bahia > SALVADOR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

NOVO MODAL

Maioria das paradas do VLT de Salvador não terá catracas de cobrança

Empresa que vai gerir o sistema deverá fiscalizar o pagamento dos usuários

Por Lula Bonfim

28/12/2023 - 15:21 h | Atualizada em 28/12/2023 - 15:48
Imagem do anteprojeto oficial do VLT de Salvador, no trecho da orla de Piatã
Imagem do anteprojeto oficial do VLT de Salvador, no trecho da orla de Piatã -

A chegada do modal VLT (veículo leve sobre trilhos) em Salvador vai trazer uma novidade para o transporte público da cidade. Um total de 29 das 35 paradas do sistema não terá catracas para a cobrança de tarifa. Os passageiros terão independência para adentrar ao vagão e aproximar seu cartão de passagem em uma máquina validadora.

O modelo de cobrança é comum nos chamados “trams” da Europa, semelhante ao VLT, onde os usuários fazem o pagamento utilizando um cartão de passagem. Em Paris, na França, a máquina de cobrança de passagem fica dentro dos vagões. Em outros locais, a tarifa é paga do lado de fora dos trens.

Conforme apuração do portal A TARDE, a tendência é que, na Bahia, as máquinas validadoras sejam instaladas dentro dos vagões do VLT, onde os passageiros voluntariamente poderão aproximar seus cartões ou mesmo celulares, para realizar o pagamento da tarifa.

A empresa que vai gerir o sistema é quem deverá ficar responsável pela fiscalização, observando quem pagou ou não a passagem. O mesmo já ocorre nos mesmo modais instalados nas cidades de Santos, no litoral paulista, e do Rio de Janeiro. No caso do VLT Carioca, quem for flagrado dentro de um dos vagões sem ter pago a tarifa pode ser obrigado a pagar uma multa de R$ 170 ou de R$ 255, em caso de reincidência.

No sistema que deve ser 100% instalado em Salvador até agosto de 2028, ainda não há preço de tarifa ou multa, mas o Edital já prevê a existência de 29 paradas sem “bloqueio tarifário”, expressão que o texto usa para as catracas.

Apenas as paradas nas localidades da Calçada, Periperi, Paripe, Ilha de São João, Águas Claras e Bairro da Paz terão os referidos bloqueios tarifários, com justificativa clara da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) no texto do Edital e seus anexos.

“Para este anteprojeto, prevê-se que algumas paradas apresentarão sistema de bloqueio para cobrança de tarifa e controle de passageiros, devido à densidade populacional das respectivas regiões em que as paradas serão alocadas, o que implicará em maior volume de demanda”, diz o texto editalício, sobre as paradas do Subúrbio.

No caso dos bloqueios tarifários de Águas Claras e do Bairro da Paz, o Edital aponta ainda outro motivo: a integração com outros modais de transporte, como o sistema metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (SMSL) e os ônibus, sejam eles municipais ou metropolitanos.

“Outro fato determinante para a escolha se dá pelo fato de que a respectiva parada é pontos de interface com o SMSL e terminal de embarque e desembarque de passageiros”, justifica um trecho dos anexos.

O novo modelo de cobrança tarifária, sem bloqueios, gera preocupações. Em junho, a concessionária do VLT do Rio de Janeiro estimou em 14% o percentual de passageiros que não pagam pelo serviço, de um total de aproximadamente 80 mil cariocas que utilizam o sistema diariamente.

Questionada pelo portal A TARDE, a CTB confirmou a ideia de manter a maior parte do modal sem catracas, mas disse que ainda não trabalha com uma probabilidade de inadimplência em seus estudos. “Isso já é operação, é muito mais para frente essa questão. Agora, é obra”, respondeu a assessoria.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

VLT de Salvador

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Imagem do anteprojeto oficial do VLT de Salvador, no trecho da orla de Piatã
Play

Veja o momento que caminhão de lixo despenca em Salvador; motorista morreu

Imagem do anteprojeto oficial do VLT de Salvador, no trecho da orla de Piatã
Play

Traficantes do CV fazem refém e trocam tiros com a PM em Salvador

Imagem do anteprojeto oficial do VLT de Salvador, no trecho da orla de Piatã
Play

Rodoviários reivindicam pagamento de rescisão no Iguatemi

Imagem do anteprojeto oficial do VLT de Salvador, no trecho da orla de Piatã
Play

Vazamento de gás no Canela foi ato de vandalismo, diz Bahiagás

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA