MINISTRA DA CULTURA
Margareth Menezes participa de aula inaugural de projeto em Salvador
Atividade integra ações de fortalecimento do SNC e das políticas de formação cultural do MinC
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, esteve presente em Salvador, nesta quinta-feira, 16, quando participou da aula inaugural do projeto Pesquisa-Ação: Agentes Culturais Democráticos. O evento foi realizado no Teatro Martins Gonçalves - Escola de Teatro da UFBA.
“Com a interrupção das políticas culturais nos últimos anos, torna-se cada vez mais urgente a promoção e o incentivo de qualificação e capacitação para agentes culturais, bem como a troca e a partilha dos seus saberes e experiências no campo da gestão e do fazer cultural. A formação de agentes culturais democráticos é também uma dimensão estratégica para o desenvolvimento do nosso plano social, político, econômico, simbólico e humano", afirmou a chefe da Cultura.
O projeto faz parte das ações de fortalecimento do Sistema Nacional de Cultura (SNC) e das políticas de formação cultural do MinC, por meio das secretarias de Formação, Livro e Leitura (Sefli) e dos Comitês de Cultura (SCC), com foco na formação de gestores e agentes culturais que atuam em políticas públicas e projetos da sociedade civil.
O evento foi realizado no modo presencial, para 13 pesquisadores e 24 auxiliares de pesquisa, além de convidados e autoridades, e de forma virtual, para os 720 agentes culturais de todos os estados, bem como do Distrito Federal, envolvidos no projeto no país.
Na atividade, com o tema Cultura e Democracia, também estiveram presentes o reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Paulo Miguez; o secretário de Formação, Livro e Leitura do MinC, Fabiano Piúba; a secretária dos Comitês de Cultura, Roberta Martins; e a presidenta da Fundação Nacional das Artes (Funarte), Maria Marighella.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes