Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > bahia > SALVADOR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

SALVADOR

MP vai interditar trecho da rodovia Conquista-Ilhéus

Juscelino Souza

Por Juscelino Souza

22/01/2007 - 14:44 h

A Serra do Marçal, trecho de seis quilômetros de extensão na BA 263, rodovia Conquista-Ilhéus, vai ser interditada a pedido do Ministério Público por causa do risco de desmoronamento total de parte da pista e queda de barreiras.



A decisão será adotada por meio de ação civil pública com base num relatório do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia da Bahia (Crea), que recomendou a interdição total e imediata da serra, a 509 km de Salvador, para tráfego pesado.



A promotora da Cidadania, Guiomar Miranda de Oliveira, confirmou a intenção do MP e a interdição deverá ser efetivada a partir desta segunda-feira, 22, podendo ser parcial, devidamente monitorada, para o restante do tráfego.



O Departamento de infra-estrutura de Transportes da Bahia (Derba) recebeu cópia do documento do Crea, mas ainda não se manifestou oficialmente e ainda não foi comunicado sobre a ação no MP. Por enquanto, a única medida adotada pelo departamento foi a sinalização dos trechos danificados e uma cobertura de lona para proteger a pista de novos deslizamentos.



Apesar de tais intervenções, a situação agravou-se porque, conforme observado pelo inspetor-chefe de Conquista e vice-presidente do Crea-Bahia, engenheiro Leandro Fonseca, o muro de contenção “entrou em colapso devido à falta de obras complementares no trecho onde ocorreu o desmoronamento do maciço”. Com isso a terra que se desprende da encosta está em movimentação em relação á pista.



A Serra é passagem obrigatória para os que cruzam a região Sudoeste, utilizando Vitória de Conquista como rota, rumo ao sul e extremo sul do Estado. Com a interdição o escoamento de produtos e o turismo sofrerão prejuízos imediatos porque é exatamente nesta época do ano que as praias do litoral sul são procuradas por turistas do Centro-oeste do País.



Como alternativa o engenheiro recomenda a utilização das rotas Vitória da Conquista – Boa Nova, para o tráfego pesado e Vitória da Conquista – Barra do Choça – Caatiba - BA 263 ou Vitória da Conquista – Lagoa de Zé Luís (BR-116) – Jussara – BA 263 para o leve.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Veja o momento que caminhão de lixo despenca em Salvador; motorista morreu

Play

Traficantes do CV fazem refém e trocam tiros com a PM em Salvador

Play

Rodoviários reivindicam pagamento de rescisão no Iguatemi

Play

Vazamento de gás no Canela foi ato de vandalismo, diz Bahiagás

x