No dia do padroeiro dos animais, "Cãorreata" homenageia pets em Salvador | A TARDE
Atarde > Bahia > Salvador

No dia do padroeiro dos animais, "Cãorreata" homenageia pets em Salvador

Publicado quinta-feira, 01 de outubro de 2020 às 10:59 h | Atualizado em 01/10/2020, 11:15 | Autor: Da Redação
Em tempos de pandemia, tradicional caminha da será substituída por "Cãorreata" | Foto: Aldisen Azevedo
Em tempos de pandemia, tradicional caminha da será substituída por "Cãorreata" | Foto: Aldisen Azevedo -

Em comemoração ao dia dedicado ao protetor dos animais, São Francisco de Assis, celebrado neste domingo, 4, será realizada entre os bairros da Barra e a Boca do Rio, em Salvador, a primeira Cãorreata de Salvador.

O evento está marcado para começar a partir das 9h, com uma dose extra de cães e gatos passeando na orla da capital baiana.

De acordo com a médica veterinária Gabriela Azevedo, sócia do Planeta Animal, hospital organizador do evento. “Essa é uma oportunidade para registrar que os pets também são verdadeiros heróis nessa pandemia, só que eles estão dentro dos lares, ajudando na saúde mental de seus tutores e suas famílias durante a quarentena.”

Cãorreata homenagea pets, um dos heróis da pandemia

Com o tema: “Pets, os heróis da pandemia” o projeto será finalizado com direito a distribuição no final do percurso de kit com uma capa de super-herói para o animal e uma máscara de proteção para o tutor, por veículo, em troca de pelo menos um 1Kg de ração animal para cães ou gatos que será doado para abrigos de proteção animal.

Segundo a organização do evento, a expectativa dos é que a “Cãorreata” reúna cerca de 200 veículos ao longo da orla marítima. Em função do isolamento social, os responsáveis pela atração mudaram o formato do evento este ano, dando uma pausa na tradicional “Cãominhada”, que no ano passado celebrou 15 anos em Salvador como iniciativa pioneira da causa animal, gratuita, e realizada nas praças públicas da capital baiana ao longo de uma programação de cinco horas para os pets e seus tutores.

“Decidimos fazer a Cãorreata por reconhecer a importância dos pets na vida das pessoas durante o período de isolamento social. É muito importante considerar ainda a necessidade de oferecer uma atividade de cuidado com a saúde mental para os tutores e de chamar a atenção da sociedade sobre a importância dos animais em nossas vidas”, destacou a médica veterinária.

Animais de estimação

Há cerca de 141,6 milhões de animais de estimação no Brasil, de acordo com números divulgados pelo Instituto Pet Brasil, em 2019. Os cães lideram o ranking com o total de 55,1 milhões de animais. Na sequência, aparecem as aves canoras e ornamentais, com 40 milhões, seguido pelos gatos – os bichanos já são 24,7 milhões de pets no país, sendo que os peixes ornamentais participam do grupo no número 19,4 milhões de animais de estimação.

Publicações relacionadas