RECONHECIMENTO
Norberto Odebrecht será homenageado pela Associação Comercial da Bahia
Para Associação, o engenheiro criador da Odebrecht está entre as grandes referências para a economia baiana
Por Da Redação
O empresário e engenheiro Norberto Odebrecht (1920-2014), fundador da Construtora Odebrecht, hoje renomeada de Novonor, será homenageado pela Associação Comercial da Bahia (ACB), na tarde desta terça-feira, 9, a partir das 17h, na sede da ACB, no bairro do Comércio, em Salvador. O quadro que retrata o engenheiro, foi pintado pelo artista Henrique Passos e será fixado ao lado de figuras brasileiras notáveis como Rômulo Almeida, Luiz Tarquínio, Octávio Mangabeira, Clemente Mariani e Bernardo Martins Catharino.
Mário Dantas, presidente da Associação, considera que o engenheiro Norberto Odebrecht está entre as grandes referências para a economia baiana.
"Amor ao trabalho, inovação e busca pela excelência estão entre os valores que o permitiram montar uma grande empresa e modelo de gestão que até hoje é exemplo a ser seguido. A sua contribuição para a economia e desenvolvimento da Bahia e do Brasil são indiscutíveis e só posso agradecer por sua veia empresarial, que tornou a Odebrecht, hoje Novonor, uma das poucas empresas baianas internacionais”, afirma Dantas.
A Associação Comercial da Bahia reunirá diretores, associados, imprensa, amigos e familiares do homenageado para celebrar o legado de um dos mais importantes empresários da Bahia a compor o quadro de associados da entidade. A iniciativa foi proposta pelo ex-presidente da ACB, João Sá, e pelo diretor Pedro Daltro. A cerimônia estava agendada para 9 de outubro de 2020, junto com a celebração do centenário de nascimento de Norberto, mas precisou ser adiada devido à pandemia da COVID-19.
História de pioneirismos
Ao longo de sua história de 79 anos, o grupo criado em 1944 por Norberto Odebrecht foi responsável pela execução de mais de 2.900 obras de grande porte em mais de 30 países ao no mundo. A Odebrecht, atualmente Novonor, construiu usinas hidrelétricas, térmicas e nucleares, pontes, viadutos, túneis, linhas de metrô e trens urbanos, aeroportos, portos, ferrovias, refinarias, obras industriais e de mineração. Em 2021, a OEC recebeu pelo décimo ano consecutivo o Global Best Projects, prêmio concedido pela revista norte-americana ENR (Engineering News-Record), considerado pelo mercado como o Oscar da engenharia mundial.
Atualmente emprega mais de 18 mil trabalhadores de diferentes nacionalidades em mais de vinte obras espalhadas por países das Américas e da África. Além disso, Norberto criou e sistematizou uma tecnologia empresarial reconhecida mundialmente, a TEO (Tecnologia Empresarial Odebrecht).
Norberto também criou em 2022, a campanha “Tributo ao Futuro”, coordenada pela Fundação Norberto Odebrecht (FNO) para captar doações para a educação de adolescentes da zona rural, arrecadando 6,2 milhões de reais. O Tributo ao Futuro arrecada recursos para financiar a formação de jovens nas Casas Familiares do Baixo Sul da Bahia, escolas rurais parceiras da FNO que oferecem cursos técnicos integrados ao Ensino Médio a jovens que vivem na zona rural.
A superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce, Maria Rita Lopes Pontes, lembra que Norberto Odebrecht permaneceu no Conselho de Administração da instituição até o fim, fiel à amizade e compromisso do Amar e Servir de Santa Dulce. “E assim, passaram-se os anos de uma amizade sedimentada na fé, na determinação e confiança entre essas duas pessoas que mudaram a história da Bahia”, ressalta.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes