SALVADOR
PM lança Blitz Protege Salvador com monitoramento em tempo real de veículos roubados
Por Da Redação

A Polícia Militar iniciou nesta terça-feira, 29, a operação Blitz Protege Salvador, que realiza abordagens preventivas no trânsito da capital baiana. Esse novo modelo operacional permitirá que os policiais tenham acesso ao acompanhamento da relação de veículos furtados e roubados nas últimas 48 horas em tempo real, possibilitando uma atuação mais célere da força de segurança.
A iniciativa é do Comando de Operações Policiais Militares (COPPM) e terá atuação focada no trabalho preventivo. “Iremos atuar na prevenção do delito, como homicídios, tráfico de drogas e armas, entre outros. A expectativa é justamente a redução dos índices criminais”, afirma o comandante da COPPM, coronel Xavier Filho.
“As operações ocorrerão todos os dias e não há prazo para que seja encerrada, pois queremos que se perpetue. Por meio do Comando de Inteligência receberemos, em tempo real, os veículos que foram roubados ou furtados nas últimas 48 horas. É um esforço a mais para garantir a segurança da nossa população”, ressalta o coronel.
De acordo com a PM, o objetivo é reduzir os índices de roubos a pessoas, veículos e ônibus e a diminuição do número de homicídios, embora a blitz envolva o bloqueio de vias para averiguação de documentos e revista de veículos.
“Esse novo modelo de blitz foi adotado para atender nosso objetivo de combate ao crime, bem como evitar transtornos à comunidade com congestionamentos e retenção do trânsito. Passaremos a contar com uma padronização do procedimento de blitz, iremos atuar na prevenção ao crime, em especial de roubo a transeuntes, veículos e ônibus”, declara o coordenador da operação, tenente-coronel Elbert Vinhático.
As operações contam com a participação de todas as unidades da Polícia Militar, com os comandos regionais da capital, e serão realizadas em diferentes horários e regiões da cidade. A expectativa é de que o novo modelo inicie em Salvador, mas seja ampliada para a região metropolitana e em seguida para todo o estado.
“O nosso trabalho inclui a abordagem aos veículos de passeio, em especial, e, uma vez que haja notícia crime de suspeição de um determinado veículo, sejam caminhões, ônibus, motocicletas, eles serão mapeados por nossas equipes”, explica o major Fera, comandante do grupo Apolo, uma das unidades que integram a Blitz Protege Salvador.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes