Polícia Civil acolhe vítimas de intolerância e discriminação | A TARDE
Atarde > Bahia > Salvador

Polícia Civil acolhe vítimas de intolerância e discriminação

Inaugurada no Pelourinho, a Coercid é vinculada ao DHPP e realizará ações envolvendo públicos vulnerabilizados

Publicado segunda-feira, 21 de março de 2022 às 13:03 h | Atualizado em 21/03/2022, 13:52 | Autor: Da Redação
Estiveram presentes, representantes de outras forças de segurança, do Poder Judiciário e membros da sociedade civil
Estiveram presentes, representantes de outras forças de segurança, do Poder Judiciário e membros da sociedade civil -

Pessoas LGBTQIA+, com deficiência e aqueles que sofram crimes relacionados à raça, religião e etnia passam a contar com uma unidade específica para orientações e acompanhamentos dos seus casos após a inauguração da Coordenação Especializada de Repressão aos Crimes de Intolerância e Discriminação (Coercid), na Rua Padre Vieira, no Centro Histórico, nesta segunda-feira, 21.

A Delegada Geral, Heloísa Campos de Brito, avaliou a importância da participação social. “A Coercid é um importante passo para a defesa dos direitos e da dignidade dos públicos vulnerabilizados. Precisamos, juntos com todos os cidadãos, construir um ambiente comum, de respeito mútuo e inclusão em nossa sociedade”, avaliou.

A cerimônia de inauguração da Coercid foi realizada por autoridades da Polícia Civil e das Secretarias da Segurança Pública (SSP-BA), da Promoção da Igualdade Racial (Sepromi). Também estiveram presentes, representantes de outras forças de segurança, do Poder Judiciário e membros da sociedade civil organizada.

Imagem ilustrativa da imagem Polícia Civil acolhe vítimas de intolerância e discriminação
  

Profissionais da Polícia Civil tem passado por capacitações para promover uma escuta empática, com respeito às orientações sexuais, aos elementos sagrados dentro da compreensão de religiosidade, hábitos, costumes, crenças e tradições da vítima, evitando situações de revitimização. A nova unidade se junta a outras iniciativas da Polícia Judiciária baiana, em defesa dos direitos de grupos vulnerabilizados.

Publicações relacionadas