Busca interna do iBahia
HOME > bahia > SALVADOR

SALVADOR

Procura por vacina contra febre amarela lota postos de saúde

Aurélio Lima e Da Redação
Por Aurélio Lima e Da Redação
| Atualizada em
População chegou cedo no posto de Brotas em busca da vacina
População chegou cedo no posto de Brotas em busca da vacina - Foto: Xando P. | Ag. A TARDE

Os postos de saúde de Salvador amanheceram lotados nesta quinta-feira, 30, por conta da procura por vacina contra a febre amarela. A correria as 23 unidades de saúde (confira a lista abaixo) que oferecem a dose começou após a confirmação de que quatro macacos foram contaminados pela doença na capital baiana.

Em Brotas, onde ocorreu a morte de um dos macacos, a procura é intensa no posto Manoel Victorino, na avenia Dom João VI.

Tudo sobre Salvador em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.
Enquanto muita gente se espreme na fila, o fotógrafo Marco Peixoto, 39, e a mulher dele Patrícia Oliveira, 43, tentavam convencer o filho Arthur a fazer o mesmo. Apreensivo, o menino de 5 anos pediu para esperar um pouco do lado de fora da sala de vacinação para tomar coragem. Mas em seguida aceitou tomar a dose. Os pais também foram imunizados.
O posto em Brotas é um dos mais procurados e conta com 400 doses. "Se até o meio-dia tivermos aplicado 200 doses, a gente pedirá reposição para atender a procura das pessoas e para o posto não amanhecer sem a vacina" explicou a gerente Ana Paula Bispo.

A gerente alertou que há restrições para a vacina. Grávidas e mães amamentando não podem ser vacinadas. Já idosos, a partir dos 60 anos, têm de de apresentar laudo médico.

Imagem ilustrativa da imagem Procura por vacina contra febre amarela lota postos de saúde
Foto: Xando P. | Ag. A TARDE

Febre amarela: 23 postos de saúde oferecem a vacina em Salvador (Foto: Xando Pereira | Ag. A TARDE)

Um posto móvel foi instalado em um shopping em Vila Laura para imunizar a comunidade do bairro. A medida foi tomada porque um dos macacos contaminados foi achado morto no bairro. Apesar da chuva que atinge a cidade nesta manhã, diversos moradores formam fila para conseguir a imunização.

A unidade começou a atender às 7h30 e até 9 horas já tinha vacinado 150 pessoas, segundo o coordenador Raimilton Santos. O estoque é de 500 doses, mas há possibilidade de reposição caso necessite.

Um posto móvel foi montado, nesta quinta, 29, em um shopping na Vila Laura para vacinar os moradores contra febre amarela. Foi neste bairro que foi encontrado um dos macacos contaminados com a doença. A população de outras regiões de Salvador também podem ser imunizadas nos postos de saúde da cidade. Confira a relação de unidades que disponibilizam a dose no #PortalATARDE | atarde.com.br #FebreAmarela #Saúde #Vacina #Vacinação #VilaLaura #Brotas #Salvador #ATARDE

Uma publicação compartilhada por Jornal A TARDE (@jornalatarde) em


Vacina

Foram liberadas 400 mil doses para Salvador após a confirmação de quatro casos de macacos contaminados com febre amarela. Os bichos foram achados na Vila Laura, Paripe e Itaigara.

Não há registro de pessoas contaminadas com a doença na Bahia.

A imunização é voltada para moradores de Salvador com idades entre 9 meses e 59 anos. Não é necessário apresentar comprovante de viagem para regiões de risco.

Os postos de Brotas, na Dom João VI e em Matatu de Brotas, têm alta procura nesta quinta, por conta da ocorrência na Vila Laura. O funcionamento é das 8 às 17 horas.

Postos de vacinação contra febre amarela:

1 - Unidade de Saúde da Família Candeal Pequeno – Rua 8 de Agosto, s/n – Candeal Pequeno

2 - Unidade de Saúde da Família Santa Luzia – Rua Almirante Alves Câmara, 112 – Engenho Velho de Brotas

3 - Unidade de Saúde da Família Victorino – Avanida Dom João VI, 450 – Brotas

4 - Centro de Saúde Cosme de Farias – Rua Direta de Cosme de Farias, s/n

5 - Multicentro Carlos Gomes –Rua Carlos Gomes, 63/66, Centro.

6 - Centro de Saúde Virgílio de Carvalho – Rua Duarte da Costa, s/n, Dendezeiros.

7 - Centro de Saúde Péricles de Laranjeira- Rua Pitangueiras, s/n, Fazenda Grande do Retiro.

8 - Multicentro Liberdade- Rua Lima e Silva, nº 217, Liberdade (antigo 3º Centro de Saúde).

9 - USF Olga de Alaketu– Rua Edson Saldanha, s/n- Baixa do Tubo-Matatu.

10 - MulticentroAmaralina–Av. Visconde de Itaboray, nº 1193, Amaralina.

11 - Unidade de Saúde da Família Clementino Fraga – Av. Centenário, s/n, Centenário.

12 - Unidade de Saúde da Família Parque de Pituaçu – Rua Araújo Bastos, nº100, Pituaçu.

13 - Unidade de Saúde da FamíliaMussurunga I – Rua 1, Setor E, Caminho 16, s/n, Mussurunga I.

14 - Centro de Saúde Eunísio Teixeira- Rua Jurucutus, s/n, Saboeiro.

15 - Centro de Saúde EdsonBarbosa – Avenida Hilda, nº 02, Pernambués.

16 - Centro de Saúde Canabrava- Rua Bentivis, s/n, final de linha de Canabrava.

17 - Centro de Saúde Castelo Branco- Rua A, 3º etapa- Centro Social Urbano de Castelo Branco.

18 - Unidade de Saúde da Família Estrada da Cocisa – Rua Monte Claros, s/n, Paripe (final de linha da Cocisa).

19 - Unidade de Saúde da Família Alto da Terezinha- Rua Direta da Terezinha, s/n.

20 - Unidade de Saúde da Família Ilha Amarela- Rua Nova Esperança, Ilha Amarela.

21 - Unidade de Saúde da Família Alto de Coutos II- Rua Golan, s/n, Parque Setúbal, Alto de Coutos.

22 - Unidade de Saúde da Família Vista Alegre-Rua do Sabiá, s/n, Vista Alegre.

23 - Unidade de Saúde da Família Cajazeiras V – Estrada do Matadouro, Rótula de Cajazeiras, s/n.

Foram liberadas 400 mil doses após a confirmação de quatro casos de macacos contaminados com febre amarela. Os bichos foram achados na Vila Laura, Paripe e Itaigara.

Não há registro de pessoas contaminadas com a doença na Bahia.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Google Noticias Siga o A TARDE no Google Noticias

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Email

Relacionadas

Mais lidas