Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > bahia > SALVADOR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

SALVADOR

Projeto Pai Presente inicia ações em 2018

Henrique Almeida*

Por Henrique Almeida*

27/01/2018 - 15:30 h
Projeto realiza mutirão para exames de DNA e reconhecimento de paternidade espontânea
Projeto realiza mutirão para exames de DNA e reconhecimento de paternidade espontânea -

Para as mães sentadas na sala do Centro Judiciário Solução Consensual de Conflitos (Cejusc), no Fórum das Famílias, bairro de Nazaré, a espera é um ato de inquietação. Elas olham para o relógio, checam se há alguma chamada no celular, a impaciência é perceptível.

E, para algumas, nem sempre aquele que pode ser o pai dos filhos delas aparece para realização de exames de DNA ou reconhecimento de paternidade no projeto Pai Presente.

Tudo sobre Salvador em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Na manhã desta sexta-feira, 26, na primeira edição do projeto em 2018, foi realizado mutirão para exames de DNA e reconhecimento de paternidade espontânea. No fórum, havia 40 famílias agendadas para fazer exame e 11 para realizar a abertura do exame de DNA.

O processo começa quando as partes entram em contato com a Cejusc. Após o encaminhamento do formulário, a solicitação é atendida e uma data é marcada. Porém, segundo a representante do órgão, Viviane Chaves, durante os dias em que os mutirões são realizados, também são atendidos os que não realizaram agendamento, bastando a presença da mãe e do suposto pai para realizar o reconhecimento. O atendimento é gratuito.

"É importante frisar que só realizamos o reconhecimento de paternidade quando a criança não tem o registro paterno. No processo do exame de DNA, as partes entram na audiência com o conciliador e assinam termo de concordância com o exame. O resultado sai em 20 dias úteis. No total, são de 30 a 40 dias, pois é preciso entrar em contato com as partes novamente e marcar uma segunda audiência", explica Viviane.

Na segunda audiência, abrem-se os exames e avaliam-se os resultados. Se der positivo, é feito um termo de reconhecimento e as partes vão ao cartório de registro da criança para inclusão do nome do pai.

Ela destaca que a ação é importante, não só por conta de questões econômicas, como pensão alimentícia, mas por causa do amor, do afeto e também como forma de evitar ações judiciais.

"Nem sempre os supostos pais aparecem. Os maiores números de solicitação são após o Carnaval. Nos primeiros três meses do ano, a demanda é baixa", diz ela.

No momento de abertura dos exames, o Cejusc conta com dois psicólogos e uma assistente social, pois algumas discussões entre as partes são presenciadas.

Mulheres e crianças

Os bancos da sala de espera, na maioria, estavam ocupados por mulheres e crianças. Tainara Franco, 23, destaca que é a quarta vez que agenda o atendimento de reconhecimento de paternidade, porém o ex-companheiro não vai ao local.

Entre idas e vindas, já são dois anos na tentativa de que ele concorde em reconhecer a filha.

"Ele veio fazer o teste de DNA e deu positivo, mas ainda assim não vem reconhecer. Não posso custear tudo sozinha, ele também tem deveres para com a filha", reclamava a mãe.

Para um casal, que preferiu não se identificar, o reconhecimento é importante para garantir as condições necessárias para a criança. "Já estamos separados, mas ela me ligou e falou que queria que eu reconhecesse o nosso filho. Eu concordei. Caso o exame de DNA dê positivo, não vejo problema algum, o maior beneficiado é a criança", disse o homem.

Cronograma

O cronograma 2018 do projeto seguirá as seguintes etapas: nos dias 22 de fevereiro, 27 de abril, 22 de maio, 13 de agosto, 3 de setembro e 8 de novembro serão realizados exames de DNA. As aberturas dos resultados serão 15 de março, 6 de abril, 14 junho, 6 de julho, 25 de setembro, 17 de outubro e 3 de dezembro. Mais informações: 0800 284 2252 (gratuito).

*Sob a supervisão do jornalista Luiz Lasserre

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Projeto realiza mutirão para exames de DNA e reconhecimento de paternidade espontânea
Play

Veja o momento que caminhão de lixo despenca em Salvador; motorista morreu

Projeto realiza mutirão para exames de DNA e reconhecimento de paternidade espontânea
Play

Traficantes do CV fazem refém e trocam tiros com a PM em Salvador

Projeto realiza mutirão para exames de DNA e reconhecimento de paternidade espontânea
Play

Rodoviários reivindicam pagamento de rescisão no Iguatemi

Projeto realiza mutirão para exames de DNA e reconhecimento de paternidade espontânea
Play

Vazamento de gás no Canela foi ato de vandalismo, diz Bahiagás

x