QR Code possui diversas aplicações principalmente na área da publicidade | A TARDE
Atarde > Bahia > Salvador

QR Code possui diversas aplicações principalmente na área da publicidade

Publicado quarta-feira, 10 de dezembro de 2008 às 14:02 h | Atualizado em 10/12/2008, 15:29 | Autor: Rodrigo Vilas Bôas, do A TARDE

>> Tecnologia para informar 

Existem, atualmente, diversas aplicações para os QR Codes. Muitos países já utilizam o recurso em múltiplas áreas. Entre eles, o que mais se destaca é o Japão, onde os códigos bidimensionais foram criados e encontraram inúmeras possibilidades de uso. Inicialmente, eles eram usados para catalogar diferentes partes na construção de veículos. Atualmente, são muito comuns em propagandas.

Os orientais usam QR Codes no metrô, supermercados, camisetas, exposições, eventos. As aplicações são diversas. É comum também usar o código em ruas e monumentos, oferecendo informações históricas sobre localidades e cidades.

No Brasil, algumas empresas já vêm usando o recurso principalmente em suas campanhas publicitárias, fornecendo informações complementares sobre produtos ou ações comerciais. A loja de varejo de produtos eletrônicos FastShop, de São Paulo, também presente em Salvador, foi a primeira do País a veicular, ainda no ano passado, uma campanha publicitária com uso do QR Code. O código trazia um link para uma página com mais ofertas de produtos.

Os anúncios publicitários podem trazer imagens do código para interligar o anúncio ao celular do público-alvo, enviando dados para contato, links para hotsites promocionais ou simplesmente um link para o e-mail. Enfim, as possibilidades são infinitas; basta criatividade. Na avaliação do publicitário Caio Guimarães, um dos donos da C3 Comunicação, o código de barras bidimensional deve ser utilizado com bastante critério.

“Já vi peças publicitárias em que se usava o código que remetia ao próprio site da empresa. Quer dizer, aquele símbolo dali não tinha finalidade alguma. O interessante seria se trouxesse informações adicionais”, afirmou Guimarães.

Guimarães fala ainda sobre o formato de um código QR. “Ele tem que ser pequeno, de forma que facilite a leitura através do celular”, observa. O publicitário destaca ainda que o símbolo, apesar de discreto, deve ser bem posicionado em um anúncio. “Já vi QR Codes colocados acima do material informativo. Não pode. O ideal é que fique abaixo”.

Embora a iniciativa de A TARDE seja pioneira em jornalismo no Brasil, existem veículos impressas que utilizam o QR Code fora do País. É o caso da revista mensal britânica Spektacle. Há QR Code em cada capa da edição para dar ao leitor acesso ao conteúdo atualizado diariamente. A Claro também está utilizando QR Codes em sua campanha de Natal deste ano. Os códigos estão impressos em jornais, revistas e folhetos. A iniciativa é pioneira entre as operadoras do País. Os códigos fornecem um link para o Claro Idéias, através do qual se terá acesso à música da campanha de Natal da companhia. Clientes de outras operadoras serão redirecionados para uma página com informações sobre as promoções da operadora para o período do Natal.

A cervejaria Nova Schin também trouxe QR Codes em seus anúncios durante o São Paulo Fashion Week 2008. As peças traziam mensagens surpresas por meio da tecnologia. Existem outras iniciativas mundo afora. O Facebook, por exemplo, site de relacionamento bastante popular, possui um programa no qual o internauta cria o QR Code de seu perfil e depois o coloca em uma camiseta.

Pelas bandas dos Estados Unidos, a Pepsi lançou, recentemente, uma campanha utilizando QR Code. O código foi impresso nas latinhas dos refrigerantes. Em junho deste ano, por sua vez, a Adidas também lançou um site que cria QR Code para os internautas. No Celebrate-originality, depois que o usuário inclui uma foto e o upload é realizado, o sistema entrega um QR Code que pode ser enviado a outras pessoas.

As aplicações de QR Codes podem ser as mais variadas, e existem sites específicos para se gerar um código, a exemplo de http://qrcode.kaywa.com, http:/www.mobile-barcodes.com/qr-code-generator, http://nfg.2y.net/system/qrcodegen.php. É simples. Basta que o usuário digite o texto ou o endereço de algum site no campo destacado.

Publicações relacionadas