SAC passa a exigir comprovante de vacinação para atendimento

Publicado segunda-feira, 29 de novembro de 2021 às 16:46 h | Atualizado em 29/11/2021, 16:47 | Autor: Da Redação

A partir da próxima quarta-feira, 1º, o atendimento presencial nas unidades da Rede SAC em todo o estado será condicionado à comprovação da vacina contra a Covid-19. A medida atende ao decreto estadual n° 20.907/2021, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) de sexta-feira, 26.

Com isso, os usuários precisam apresentar o documento fornecido no momento da imunização ou o Certificado Covid, obtido pelo aplicativo Conecte SUS, do Ministério da Saúde. A plataforma está disponível para Android e iOS e também pode ser acessada pelo endereço conectesus.saude.gov.br.

É essencial completar todo o esquema vacinal como previsto pelo plano para garantir o atendimento. Caso o cidadão tenha perdido o cartão de vacinação ou se as informações do Certificado Covid não estejam atualizadas, é possível solicitar a correção dos dados ou a emissão da segunda via do documento na unidade de saúde onde recebeu a vacina. Outra opção é apresentar o resumo da vacinação fornecida pela Secretaria Municipal de Saúde.

Pessoas com orientação médica para não se vacinar deverão apresentar atestado médico apontando o diagnóstico, assinado e carimbado com CRM legível. Crianças e adolescentes que ainda não possuem idade para serem vacinadas devem ser acompanhados pelos pais, que precisam comprovar a imunização.

Quem está aguardando a data do agendamento para a segunda ou terceira dose pode buscar atendimento junto à Rede SAC normalmente. Em caso de dúvidas, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o www.sac.ba.gov.br e o call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).

De acordo com o decreto, a imunização contra a Covid-19 contempla a aplicação das duas doses ou dose única, para o público geral; uma dose para crianças e adolescentes, observando o prazo de agendamento para a segunda dose; e aplicação da terceira dose de reforço.

A Rede SAC retomou o atendimento por ordem de chegada no último dia 3 de novembro – exceto em quatro unidades que funcionam em shoppings na capital (Barra, Bela Vista, Shopping da Bahia e Salvador Shopping), três na Região Metropolitana (Camaçari, Lauro de Freitas e Simões Filho) e duas no interior (Feira II e Conquista II). Estes postos continuam funcionando por hora marcada.

Em Salvador, o atendimento por ordem de chegada ocorre nos postos SAC Cajazeiras, Comércio, Liberdade, Pau da Lima, Periperi, Pernambués e Pituaçu. No interior, a medida se aplica em 19 postos, 44 Pontos SAC e três carretas do SAC Móvel. Por enquanto, as cotas estarão distribuídas entre atendimentos por ordem de chegada e agendados.

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