Salvador amplia rede de acolhimento para pessoas em situação de rua | A TARDE
Atarde > Bahia > Salvador

Salvador amplia rede de acolhimento para pessoas em situação de rua

Publicado quarta-feira, 01 de dezembro de 2021 às 11:39 h | Atualizado em 01/12/2021, 11:42 | Autor: Da Redação
A unidade foi inaugurada na Baixa do Bonfim | Foto: Betto Jr. | Secom
A unidade foi inaugurada na Baixa do Bonfim | Foto: Betto Jr. | Secom -

A cidade de Salvador passa a ter, a partir desta quarta-feira, 1º, a primeira Unidade de Acolhimento Adulto (UAA), vinculada ao projeto Girassóis de Rua, na Rua Guilherme Marback, 10, na Baixa do Bonfim. Instalada pela Prefeitura, a estrutura vai ampliar a assistência à saúde para a população em situação de rua.

A nova unidade funcionará 24h por dia e realizará acolhimento de forma voluntária oferecendo cuidados contínuos a pessoas com necessidades decorrentes de substâncias psicoativas, em situação de vulnerabilidade social e familiar e que demandem acompanhamento terapêutico e protetivo, através da garantia dos direitos de moradia, educação e convivência familiar e social. A UAA conta com uma equipe multidisciplinar composta por assistente social, educador físico, psicólogo, terapeuta ocupacional, redutores de danos, além da equipe administrativa.

O espaço tem disponibilidade de 15 vagas sem restrição de gênero e terá acesso definido pela equipe do CAPS AD III Gey Espinheira (Campinas de Pirajá), responsável pela elaboração do Projeto Terapêutico Singular (PTS) do usuário, junto a outros equipamentos que prestam o mesmo cuidado. O tempo de permanência de cada usuário deverá estar previsto no PTS, tendo como parâmetro o limite de seis meses.

A estrutura foi entregue pelo prefeito Bruno Reis, acompanhado pela vice-prefeita e secretária de Governo (Segov), Ana Paula Matos; do secretário municipal da Saúde (SMS), Leo Prates; e do supervisor técnico do Projeto Girassóis, Antonio Nery.

Na ocasião, o prefeito avaliou os esforços já realizados pela administração municipal para garantia dos direitos e promoção da cidadania para as pessoas em situação de rua. “É necessário ter uma política, todo um sistema de garantias, para dar a essas pessoas acolhimento e condições dignas. Há hoje uma política planejada e definida, envolvendo assistência social, saúde e muita dedicação, empenho e comprometimento para dar resposta a estes cidadãos”, declarou Bruno Reis.

O chefe do Executivo municipal ainda destacou os avanços da Prefeitura neste sentido. Atualmente são oferecidas 16 unidades de acolhimento para este público, através de gestão própria ou de parceria. Também há concessão de Aluguel Social, no valor de R$300, e o cidadão só deixa de receber o benefício quando passa a morar em definitivo em casa cedida pelo município, por meio de programas como o atual Casa Verde e Amarela (antigo Minha Casa, Minha Vida).

Pontos de Cidadania

Durante a cerimônia, o prefeito anunciou a ampliação do projeto Girassóis de Rua com a instalação de dois Pontos de Cidadania. Trata-se de espaços, no Aquidabã e na Baixa do Fiscal. Os pontos contam com contêineres com um sanitário e banheiro destinados aos usuários do serviço, além de espaço para atendimento e convivência. A equipe é formada por assistente social, educador físico, psicólogo, terapeuta ocupacional, redutores de dano, além do suporte administrativo. O funcionamento será de segunda a sábado, com carga horária diária de oito horas.

A implantação dos Pontos de Cidadania objetiva responder à necessidade de melhoria das condições de vida das pessoas em situação de rua, incluindo as que fazem uso de substâncias psicoativas e representantes de trajetórias marcadas por violências diversas. Além disso, visa promover a articulação entre os serviços da rede, municipal e estadual, através de cuidados biopsicossociais.

Publicações relacionadas