PADROEIRO DA CIDADE
Salvador comemora São Francisco Xavier com missa e carreata
As homenagens começam às 9h deste sábado, 3
Por Da Redação
Padroeiro das missões de toda a Igreja Católica e padroeiro de Salvador, São Francisco Xavier será homenageado pelos fiéis soteropolitanos neste sábado, 3 de dezembro, data da sua festa litúrgica.
As homenagens começam às 9h, com missa solene na Catedral Basílica, presidida pelo Bispo Auxiliar Dom Marco Eugênio Galrão Leite de Almeida e concelebrada pelo Padre José Abel Pinheiro, pároco da Catedral.
Após a missa, a imagem peregrina de Xavier sairá do Terreiro de Jesus, em carreata em carro do Corpo de Bombeiros da Bahia, em direção à Paróquia de Sant'Ana, no Rio Vermelho, onde haverá uma nova missa para os devotos.
Assistente espiritual da Devoção ao Padroeiro de Salvador, o Padre Ângelo Magno Carmo Lopes informa que este ano será comemorado também os 400 anos de canonização de Xavier.
"Salvador tem duas datas especiais para pedir a intercessão do nosso padroeiro, que é também o maior missionário da história moderna da Igreja Católica: o dia 10 de maio, data estabelecida pela Câmara de Salvador e reconhecida pelo Vaticano em 1686, e também o dia 3 de dezembro, dia da sua festa litúrgica", explica Padre Ângelo.
História
São Francisco Xavier nasceu no então Reino da Navarra, na Espanha, no dia 7 de abril de 1506.
Foi cofundador da Companhia de Jesus (Jesuítas) com Santo Inácio de Loyola, foi o primeiro núncio apostólico da Ásia e também o primeiro missionário cristão a evangelizar a China e o Japão.
Seu corpo incorrupto encontra-se na Basílica do Bom Jesus em Goa, na Índia.
Xavier foi eleito por unanimidade Padroeiro da Cidade de Salvador em 10 de maio de 1686 e novamente em 1855. Em ambas as ocasiões, ele livrou a cidade de epidemias que dizimavam nossa população.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes