Salvador ganha primeira fazenda urbana nesta quarta | A TARDE
Atarde > Bahia > Salvador

Salvador ganha primeira fazenda urbana nesta quarta

Publicado segunda-feira, 25 de outubro de 2021 às 13:39 h | Atualizado em 25/10/2021, 13:59 | Autor: Da Redação
Fazenda urbana oferece produtos livres de agrotóxicos | Foto: Divulgação
Fazenda urbana oferece produtos livres de agrotóxicos | Foto: Divulgação -

Salvador ganha nesta quarta-feira, 27, um novo conceito de produção de alimentos, a partir de uma fazenda urbana. A Fazenda BeGreen ocupa uma área de 2.200m² no estacionamento do Shopping da Bahia, com capacidade para produzir seis mil quilos de hortaliças e frutos mensalmente, ou 60 mil plantas livres de agrotóxicos. A inaguração para convidados ocorre nesta terça, 26, mas somente na quarta é que o público poderá visitar o espaço e adquirir os produtos durante o horário de funcionamento do centro comercial.

O local vai reunir ainda uma programação diversificada para crianças e adultos, incluindo parquinho temático e aulas de yoga e meditação, e uma loja conceito, onde os clientes poderão escolher hortaliças e produtos sustentáveis, como sacolas ecológicas e itens de limpeza naturais.

As fazendas urbanas são aquelas em que os alimentos são cultivados na cidade, próximos de onde as pessoas irão consumi-los, reduzindo o tempo de transporte, a emissão de carbono pelos veículos e o desperdício gerado na distribuição. 

Além das hortaliças, vão ser produzidos frutos como pimentas, pimentões, berinjelas e tomates. Essa produção será destinada exclusivamente à área de experiência, criada para educar os consumidores sobre os benefícios da vida saudável e da sustentabilidade. Os frutos podem ser colhidos diretamente da plantação.

“Essa é a primeira fazenda da BeGreen que produzirá frutos para consumo do público visitante. Aumentamos a variedade e mantivemos o conceito: adaptação ao espaço urbano, alta qualidade e zero agrotóxicos. É uma experiência para as plantações que virão. Estamos dando um 'start' no futuro, quando produziremos em enorme variedade”, comenta o diretor de Produção e Pesquisa em Desenvolvimento da BeGreen, Marco Wunderlich.

Na última sexta-feira, 22, o CEO da Be Green, Giuliano Bittencourt, e o superintendente do Shopping da Bahia, Wilton Oliveira, visitaram o Grupo A TARDE, onde foram recebidos pelos gestores do Marketing, Eduardo Dute, e do Comercial, Marluce Barbosa. Na ocasião, eles apresentaram a proposta da fazenda urbana. 

Imagem ilustrativa da imagem Salvador ganha primeira fazenda urbana nesta quarta
Guliano Bittencourt e Wilton Oliveira (à esq) visitaram o Grupo A TARDE na última sexta | Foto: Olga Leiria | Ag. A TARDE

Tecnologia sustentável

A Fazenda conta com uma estufa inovadora, com tecnologia desenvolvida pela BeGreen. As hortaliças são cultivadas por meio da hidroponia: as raízes se desenvolvem na água, em soluções que recebem os nutrientes naturais necessários para que cresçam saudáveis. De forma automatizada, é possível controlar o volume da água e a nutrição nos canais das bancadas. Esta técnica gera uma economia de até 90% de água em relação ao cultivo tradicional. Um sistema de climatização de alta tecnologia permite o controle remoto da temperatura da estufa e uma produtividade 28 vezes maior que o cultivo convencional.

Outro ponto chave é uma produção totalmente livre de agrotóxicos. Tendo como princípio base contribuir com a saúde dos consumidores, a BeGreen utiliza protocolos biológicos no cultivo e, dessa forma, o uso de pesticida é desnecessário. As hortaliças são colhidas momentos antes da entrega e levadas direto da fazenda para o consumidor final, chegando frescas, ainda com raiz.

De acordo com Wilton Oliveira, o objetivo da fazenda é gerar uma nova experiência na compra e no consumo de alimentos naturais, que vai beneficiar diretamente os clientes. “A fazenda urbana traz um novo estilo de cultura alimentar adaptada para a rotina corriqueira de uma grande cidade como Salvador. E através dela, será possível promover uma forma diferente e mais sustentável de consumir os alimentos. Queremos incentivar esse comportamento para gerar frutos positivos para nossos consumidores agora e as gerações futuras”.

A visitação à Fazenda BeGreen pode ser feita de quarta a sábado, das 11h30 às 19h30 (entrada até 18h30), e domingo, das 12h30 às 19h30 (entrada até 18h30). Os ingressos custam entre R$ 12,50 e R$ 25 e estão à venda no Sympla

Publicações relacionadas