Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > bahia > SALVADOR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

SALVADOR

Salvador ganha primeira fazenda urbana nesta quarta

Da Redação

Por Da Redação

25/10/2021 - 13:39 h | Atualizada em 25/10/2021 - 13:59
Fazenda urbana oferece produtos livres de agrotóxicos | Foto: Divulgação
Fazenda urbana oferece produtos livres de agrotóxicos | Foto: Divulgação -

Salvador ganha nesta quarta-feira, 27, um novo conceito de produção de alimentos, a partir de uma fazenda urbana. A Fazenda BeGreen ocupa uma área de 2.200m² no estacionamento do Shopping da Bahia, com capacidade para produzir seis mil quilos de hortaliças e frutos mensalmente, ou 60 mil plantas livres de agrotóxicos. A inaguração para convidados ocorre nesta terça, 26, mas somente na quarta é que o público poderá visitar o espaço e adquirir os produtos durante o horário de funcionamento do centro comercial.

O local vai reunir ainda uma programação diversificada para crianças e adultos, incluindo parquinho temático e aulas de yoga e meditação, e uma loja conceito, onde os clientes poderão escolher hortaliças e produtos sustentáveis, como sacolas ecológicas e itens de limpeza naturais.

Tudo sobre Salvador em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

As fazendas urbanas são aquelas em que os alimentos são cultivados na cidade, próximos de onde as pessoas irão consumi-los, reduzindo o tempo de transporte, a emissão de carbono pelos veículos e o desperdício gerado na distribuição.

Além das hortaliças, vão ser produzidos frutos como pimentas, pimentões, berinjelas e tomates. Essa produção será destinada exclusivamente à área de experiência, criada para educar os consumidores sobre os benefícios da vida saudável e da sustentabilidade. Os frutos podem ser colhidos diretamente da plantação.

“Essa é a primeira fazenda da BeGreen que produzirá frutos para consumo do público visitante. Aumentamos a variedade e mantivemos o conceito: adaptação ao espaço urbano, alta qualidade e zero agrotóxicos. É uma experiência para as plantações que virão. Estamos dando um 'start' no futuro, quando produziremos em enorme variedade”, comenta o diretor de Produção e Pesquisa em Desenvolvimento da BeGreen, Marco Wunderlich.

Na última sexta-feira, 22, o CEO da Be Green, Giuliano Bittencourt, e o superintendente do Shopping da Bahia, Wilton Oliveira, visitaram o Grupo A TARDE, onde foram recebidos pelos gestores do Marketing, Eduardo Dute, e do Comercial, Marluce Barbosa. Na ocasião, eles apresentaram a proposta da fazenda urbana.

Imagem ilustrativa da imagem Salvador ganha primeira fazenda urbana nesta quarta
| Foto: Olga Leiria | Ag. A TARDE
Guliano Bittencourt e Wilton Oliveira (à esq) visitaram o Grupo A TARDE na última sexta | Foto: Olga Leiria | Ag. A TARDE

Tecnologia sustentável

A Fazenda conta com uma estufa inovadora, com tecnologia desenvolvida pela BeGreen. As hortaliças são cultivadas por meio da hidroponia: as raízes se desenvolvem na água, em soluções que recebem os nutrientes naturais necessários para que cresçam saudáveis. De forma automatizada, é possível controlar o volume da água e a nutrição nos canais das bancadas. Esta técnica gera uma economia de até 90% de água em relação ao cultivo tradicional. Um sistema de climatização de alta tecnologia permite o controle remoto da temperatura da estufa e uma produtividade 28 vezes maior que o cultivo convencional.

Outro ponto chave é uma produção totalmente livre de agrotóxicos. Tendo como princípio base contribuir com a saúde dos consumidores, a BeGreen utiliza protocolos biológicos no cultivo e, dessa forma, o uso de pesticida é desnecessário. As hortaliças são colhidas momentos antes da entrega e levadas direto da fazenda para o consumidor final, chegando frescas, ainda com raiz.

De acordo com Wilton Oliveira, o objetivo da fazenda é gerar uma nova experiência na compra e no consumo de alimentos naturais, que vai beneficiar diretamente os clientes. “A fazenda urbana traz um novo estilo de cultura alimentar adaptada para a rotina corriqueira de uma grande cidade como Salvador. E através dela, será possível promover uma forma diferente e mais sustentável de consumir os alimentos. Queremos incentivar esse comportamento para gerar frutos positivos para nossos consumidores agora e as gerações futuras”.

A visitação à Fazenda BeGreen pode ser feita de quarta a sábado, das 11h30 às 19h30 (entrada até 18h30), e domingo, das 12h30 às 19h30 (entrada até 18h30). Os ingressos custam entre R$ 12,50 e R$ 25 e estão à venda no Sympla.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Fazenda urbana oferece produtos livres de agrotóxicos | Foto: Divulgação
Play

Veja o momento que caminhão de lixo despenca em Salvador; motorista morreu

Fazenda urbana oferece produtos livres de agrotóxicos | Foto: Divulgação
Play

Traficantes do CV fazem refém e trocam tiros com a PM em Salvador

Fazenda urbana oferece produtos livres de agrotóxicos | Foto: Divulgação
Play

Rodoviários reivindicam pagamento de rescisão no Iguatemi

Fazenda urbana oferece produtos livres de agrotóxicos | Foto: Divulgação
Play

Vazamento de gás no Canela foi ato de vandalismo, diz Bahiagás

x