Salvador realiza campanha de vacinação antirrábica nesta sexta | A TARDE
Atarde > Bahia > Salvador

Salvador realiza campanha de vacinação antirrábica nesta sexta

Ação acontece das 8h às 12h, no Campo da Pronáica, em Cajazeiras

Publicado quinta-feira, 17 de março de 2022 às 20:32 h | Autor: Da Redação
Vacinação é a principal medida de prevenção da raiva, que é uma zoonose com 100% de letalidade
Vacinação é a principal medida de prevenção da raiva, que é uma zoonose com 100% de letalidade -

Salvador realiza nesta sexta-feira, 18, uma campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos. A ação acontece das 8h às 12h, no Campo da Pronáica, em Cajazeiras.  

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a vacinação é a principal medida de prevenção da raiva, que é uma zoonose com 100% de letalidade. A doença pode ser transmitida através da mordedura, lambedura e arranhadura dos animais infectados para os seres humanos.

“Estamos intensificando a vacinação de cães e gatos para mantê-los protegidos contra a raiva. Esse ano, identificamos a circulação de raiva silvestre em morcegos na cidade e por esse motivo é importante garantir a imunização dos animais de estimação, já que essa é uma zoonose imunoprevinível e letal”, explicou Danielle Dantas, veterinária do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

Os profissionais do CCZ também estão realizando ações de vigilância em toda a capital baiana com a captura de morcegos com suspeita da zoonose. Exames laboratoriais já detectaram a presença do vírus da raiva em dois morcegos, entre outubro de 2021 e março de 2022.

O último caso de raiva humana em Salvador foi registrado em 2004. As pessoas que tiverem contato com qualquer animal suspeito de raiva devem lavar imediatamente o local com água e sabão e procurar o serviço de saúde.

Publicações relacionadas