Salvador recebe atos em prol da educação | A TARDE
Atarde > Bahia > Salvador

Salvador recebe atos em prol da educação

Publicado terça-feira, 01 de outubro de 2019 às 07:01 h | Atualizado em 01/10/2019, 07:29 | Autor: Da Redação | Foto: Raul Spinassé | Ag. A TARDE
Atos estão marcados para os dias 2 e 3 de outubro
Atos estão marcados para os dias 2 e 3 de outubro -

Estudantes, professores e centrais sindicais voltarão às ruas em prol da educação. Foi aprovada na tarde desta segunda-feira, 30, em uma assembleia geral realizada na sede da Associação dos Professores Universitários da Bahia (Apub), o ato dos docentes representados pelo sindicato à Greve Nacional da Educação, a ser realizada nos dias 2 e 3 de outubro, quarta-feira, e quinta, respectivamente.

O ato foi convocado pela categoria estudantil e possui apoio das centrais sindicais e entidades da educação. O intuito é defender a educação pública e da recomposição do orçamento das Instituições Federais do Ensino Superior (IFES), além da oposição ao projeto intitulado 'Future-se', desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC).

Durante a assembleia foi aprovada a paralisação das aulas durante os dias dos atos e também a participação dos docentes nas atividades de mobilização. Na quarta, às 9h, ocorrerá um ato na Reitoria da Universidade Federal da Bahia (Ufba), já durante a noite, ocorrerão aulas públicas nas unidades.

Na quinta, também às 9h, o ato será realizado no Campo Grande. Durante à tarde irá acontecer o 'Seminário Nacional Universidade Pública: autonomia e financiamento'. O evento ocorre, a partir das 14h, no auditório do Instituto de Biologia (IBIO). Já, às 16h, ocorre a Primavera Solidária, a ser realizada na Faculdade de Educação (Faced) da Ufba. Às 19h30, na sede da Apub, será feita uma confraternização com o Bar D.E.

A assembleia também aprovou uma 'Semana de Aulas sobre o Future-se', que irá ocorrer entre os dias 21 e 25 de outubro. Que irá promover um mapeamento dos posicionamentos das congregações acerca do projeto, sugerir à administração central a construção de um Grupo de Trabalho para subsidiar as discussões do Consuni, alé da formação de uma Comissão para mobilizar as atividades, que já se reúne, às 10h, desta terça-feira, 1º. A próxima assembleia está prevista para o dia 22 deste mês.

Publicações relacionadas