EDUCAÇÃO
Salvador registra movimento tranquilo em primeiro dia do Enem
Cerca de 3,4 milhões de candidatos farão o exame em todo o país
Por Da Redação e Ludmilla Souza | Agência Brasil
Teve início neste domingo, 13, a primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 em todo o país. Os portões abriram às 12h e fecharam às 13h, sendo que não foi permitido a entrada após o fechamento. As provas começam a ser aplicadas às 13h30 e terminam às 19h, horário de Brasília.
Neste primeiro dia do exame, os candidatos fazem, além das provas objetivas de linguagens e ciências humanas, a única prova subjetiva da avaliação, a redação. O tema do texto é "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil". No próximo domingo, 21, os participantes fazem as provas de matemática e ciências da natureza.
A maioria dos candidatos está nos estados de São Paulo (527.097),Minas Gerais (301.350) e Bahia (260.331). A reportagem do Portal A TARDE acompanhou a abertura dos portões no Colégio Estadual Thales de Azevedo, no bairro Costa Azul, e no Centro Universitário Estácio da Bahia, Campus Gilberto Gil, no bairro do Stiep. O movimento foi tranquilo nos dois pontos de aplicação. O mesmo ocorreu no Colégio Central, localizado em Nazaré.
As provas e o tema da redação são iguais nas duas modalidades: impressa e digital. A previsão é que cerca de 3,4 milhões de candidatos façam o exame. O Enem é realizado em 11.175 locais de prova em 1.747 municípios.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela realização das provas, 3.331.566 candidatos farão o Enem impresso e 65.066, o digital. As mulheres representam 61% dos candidatos e as pessoas negras, soma de pretos e pardos, 54,8% dos inscritos.
O Enem é principal forma de ingresso no ensino superior público, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), de obtenção de bolsas por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni) e de participação no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados também podem ser usados para ingressar em instituições de ensino portuguesas que têm convênio com o Inep. Além disso, algumas instituições de ensino privado utilizam a nota para ingresso direto ou concessão de bolsas.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes