Busca interna do iBahia
HOME > bahia > SALVADOR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

SALVADOR

Salvador sedia fórum sobre discriminação racial nos bancos

Henrique Mendes

Por Henrique Mendes

25/11/2011 - 16:14 h | Atualizada em 22/01/2021 - 0:00

A Invisibilidade Negra no Sistema Financeiro é o tema do I Fórum Nacional a discutir a discriminação racial nos bancos. O evento será realizado nesta segunda e terça-feira (28 e 29), no Hotel Marazul (Avenida Sete de Setembro), no bairro da Barra, em Salvador.

De acordo com a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), 81% dos bancários são brancos. Os 19% restantes dividem-se entre negros e negras.

Tudo sobre Salvador em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Segundo Deise Recoaro, Secretária de Políticas Sociais da instituição, o sálario dos trabalhadores negros é 16% inferior ao dos brancos nestes ambientes de trabalho. Além disso, apenas 8% dos profissionais negros nos bancos são mulheres.

Dados - Os dados foram colhidos entre 2007 e 2008 e divulgados em 2009 no Mapa da Diversidade. A pesquisa foi coordenada pela Fenaban (Federeção Brasileira de Bancos) e entrevistou metade dos profissionais da categoria, um total de 204 mil trabalhadores.

Os participantes do Fórum, a partir destes dados, discutirão a participação da população negra no mercado de trabalho, com foco no sistema financeiro. Entre os participantes estão profissionais bancários de todo o país, além de representantes de entidades negras no Brasil.

Pesquisas - O estudo intitulado "O Rosto dos Bancários", realizado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), foi a primeira grande pesquisa encomendada pela Contraf para identificar a realidade dos profissionais negros nos bancos.

O Fórum ocorrerá dias após a divulgação do Censo 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que confirmou que os pretos e pardos representam a maior parte da população brasileira: 52%.

O evento será transmitido ao vivo pelo site da Contraf-CUT: www.contrafcut.org.br.

| Veja a programação completa do evento |

Dia 28 (segunda-feira)
12h - Credenciamento
Abertura
14h - Saudação das entidades organizadoras e autoridades
15h - Análise de conjuntura política das relações raciais no Brasil (com Angela Nascimento - Diretora de Programas SPAA/SEPPIR - e o Professor Nilo Rosa - Pesquisador e Militante)
17h20 - O Estatuto da Igualdade Racial e atuação de parlamentares no combate à discriminação (Com João Jorge - Presidente do Olodum - e o Deputado Federal Luiz Alberto PT/BA)

Dia 29 ( terça-feira)
9h - A experiência da categoria bancária no combate à discriminação racial (Carlos Cordeiro – presidente da Contraf/CUT; Anhamona Silva Brito - Secretária de Políticas de Ações Afirmativas da SEPPIR; e represente da Febraban - a confirmar)
14h30 - Negociação de cláusulas de trabalho relativas à igualdade de gênero e raça 2007-2009 (Barbara Vallejos - DIEESE subseção Contraf/CUT; e Laura Benevides - Pesquisas Sindicais do DIEESE)
16h - Desafios e carta compromisso das entidades envolvidas (Lilian Arruda - Observatório Social; Julia Nogueira - CUT; Valmira Luiza - CTB)

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Veja o momento que caminhão de lixo despenca em Salvador; motorista morreu

Play

Traficantes do CV fazem refém e trocam tiros com a PM em Salvador

Play

Rodoviários reivindicam pagamento de rescisão no Iguatemi

Play

Vazamento de gás no Canela foi ato de vandalismo, diz Bahiagás

x