Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > bahia > SALVADOR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

MAU TEMPO

Salvador tem 1ª quinzena de abril mais chuvosa dos últimos 30 anos

Volume acumulado nos primeiros 15 dias de abril de 2024 superou mesmo período de 2010 e 1994.

Por Da Redação

17/04/2024 - 14:27 h
Imagem ilustrativa da imagem Salvador tem 1ª quinzena de abril mais chuvosa dos últimos 30 anos
-

O volume de chuvas acumulado na primeira quinzena de abril, em Salvador, é o maior registrado no mesmo período nos últimos 30 anos, segundo dados da Defesa Civil de Salvador (Codesal) divulgados pela prefeitura soteropolitana.

De acordo com a administração municipal, os 15 dias iniciais deste mês contabilizaram 529,8 milímetros decorrentes dos temporais, superando os anos de 2010 (356,3 mm) e 1994 (276,7 mm), que ocupam as segunda e terceira posições na série histórica, respectivamente.

Ainda segundo a prefeitura, até esta quarta-feira, 17, já choveu na capital baiana quase o dobro do previsto para todo o mês, pela média climatológica: a quantidade esperada para abril era de 284,9 mm.

A prefeitura informou que, ao longo desta semana, um sistema de baixa pressão (cavado) associado ao avanço de uma frente fria sobre o oceano Atlântico provocaram céu nublado com chuvas em intensidade moderada e, por vezes, forte em diferentes horários. A situação, ainda segundo a prefeitura, deve permanecer pelo menos até esta quinta-feira, 18.

A administração municipal destacou que, até o momento, as cinco localidades de Salvador onde mais choveu foram, nesta ordem: Pituba-Parque da Cidade, Ondina, Liberdade-Vila Sabiá, Calçada e Campinas de Brotas. Devido ao risco de deslizamentos de terra e previsão de continuidade de significativos volumes pluviométricos, a Codesal passou a atuar na cidade em “nível de alerta”, desde terça-feira, 16, intensificando as ações preventivas nas ruas.

A Codesal, inclusive, acionou sirenes nas comunidades de Olaria (Sete de Abril), Creche (Castelo Branco), Bosque Real (Sete de Abril) e Moscou (Castelo Branco) após registros de chuvas acima de 150 mm em 72 horas. O sistema é um alerta para que os moradores dessas localidades que vivem próximo a encostas procurem unidades de acolhimento disponibilizados pela Prefeitura em escolas municipais, até a cessação do risco.

A Codesal coordena a Operação Chuva na capital baiana em conjunto com outros órgãos municipais e atua em esquema de plantão 24 horas, atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199.

Manhã de caos

Àrvore caída no Vale do Canela
Àrvore caída no Vale do Canela | Foto: Ascom | Transalvador

A chuva que caiu em Salvador na manhã desta quarta-feira causou caos em diversos pontos da cidade, como Av. Paralela, Av. Bonocô, Vale do Canela e bairro da Ribeira.

Duas quedas de árvores foram registradas durante a manhã. A primeira delas caiu na Av. Reitor Miguel Calmon, no Vale do Canela, interditando o trânsito no sentido Av. Garibaldi. Outra árvore caiu e obstruiu o trânsito na Estrada do Derba

Tampa de bueiro aberta no Rio Vermelho.
Tampa de bueiro aberta no Rio Vermelho. | Foto: Ascom/Transalvador

Tampas de bueiro também foram arrancadas devido a força da água, deixando o trânsito congestionado no trecho do Jardim de Alah (Av. Octávio Mangabeira), sentido Pituba e nas proximidades da Praia da Paciência.

Além disso, um deslizamento de terra deixou moradores assustados com a possibilidade de risco de desabamento de um viaduto situado na Avenida Dom João VI e na Avenida General Graça Lessa, conhecida como Vale do Ogunjá. No entanto, a Superintendência de Obras Públicas (Sucop) ressaltou por meio de nota que "não há risco de incidentes".

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Chuva codesal PREFEITURA Salvador temporais volume

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Veja o momento que caminhão de lixo despenca em Salvador; motorista morreu

Play

Traficantes do CV fazem refém e trocam tiros com a PM em Salvador

Play

Rodoviários reivindicam pagamento de rescisão no Iguatemi

Play

Vazamento de gás no Canela foi ato de vandalismo, diz Bahiagás

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA