CHUVA EM SALVADOR
Parte do telhado de igreja histórica cai após forte chuva
Ninguém ficou ferido
Por Da Redação
Uma parte do telhado da igreja da Ordem Terceira de São Francisco, localizada no Pelourinho, em Salvador, desabou na manhã desta sexta-feira, 4, devido a forte chuva que cai na capital baiana desde quinta-feira, 3. Ninguém ficou ferido.
A igreja é do século 18. O pequeno desabamento aconteceu na parte do beiral, um tipo de prolongamento do telhado que tem como finalidade impedir que a água da chuva caia direto nas paredes, janelas e portas.
Segundo informações da administração da igreja, não havia carros estacionados ou em trânsito no momento da queda. Diversos órgãos competentes como Codesal, Limpurb e o subprefeito da região foram acionados. Por se tratar de estrutura histórica, equipes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) também estiveram no local.
Considerada um dos pontos turísticos mais procurados de Salvador, a igreja suspendeu a visitação durante o fim de semana, após o acidente. Ao Portal A TARDE, a assessora da diretoria do templo religioso, Virginia Di Tullio, disse que ainda não se sabe quando o telhado será consertado, pois faltam recursos.
“A diretoria já vinha discutindo a necessidade de fazer uma reforma para cuidar dos reparos necessários, mas infelizmente, faltam recursos. A estrutura vive de turismo e com a pandemia, a visitação ficou fechada por dois anos. Até hoje as coisas ainda não voltaram ao normal aqui no Pelourinho”, lamentou ela.
De acordo com Virginia, uma lona cedida e instalada pela Codesal está sendo utilizada para cobrir a parte danificada, até que o reparo seja feito.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes