Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > bahia > SALVADOR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

ENCONTRO NACIONAL DO PODER JUDICIÁRIO

Secretária do CNJ reforça uso de linguagem simples no poder judiciário

Adriana Cruz pontuou que uma linguagem mais rebuscada acaba afastando

Por Bernardo Rego e Leilane Teixeira

04/12/2023 - 21:04 h | Atualizada em 04/12/2023 - 21:28
Secretária-geral do CNJ, Adriana Cruz
Secretária-geral do CNJ, Adriana Cruz -

Durante evento que marcou o 17º Encontro Nacional do Poder Judiciário (ENPJ) que aconteceu no Centro de Convenções de Salvador, nesta segunda-feira, 4, a secretária-geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Adriana Cruz, falou sobre a importância da realização do evento como forma de trazer a sociedade para uma relação mais próxima com a Justiça.

"Momento importante para o poder judiciário, porque há uma demanda por celeridade processual, por maior eficiência por parte da população e o judiciário tem consciência disso. Esse evento marca um encontro para debater metas que vão nortear o trabalho de todos os tribunais, além de uma construção colaborativa sobre o que vai ser cumprido em 2024", ressaltou.

Cruz aproveitou a oportunidade para falar sobre o lançamento do pacto pela linguagem acessível como uma maneira de simplificar a linguagem técnica. "É preciso que as pessoas se sintam em um lugar de pertencimento e, para isso, elas precisam entender o que está sendo tratado. Uma linguagem rebuscada acaba afastando e a partir daí veda o acesso à Justiça. Portanto, nós vamos fazer uma tradução da linguagem técnica indispensável e assim como estimular a substituição de expressões muito rebuscadas. Reforçar também que os julgamentos sejam mais breves com votos em versões resumidas e fomentar as boas práticas que já estão sendo praticadas em todo o Brasil", salientou.

Sobre o evento

Para além da programação tradicional – que inclui debates sobre temas atuais da Justiça brasileira e culmina na aprovação das Metas Nacionais do Poder Judiciário para o próximo ano, o 17.º ENPJ apresentará expressões culturais até a terça-feira, 5. Na abertura do evento, um grupo dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba) executará o Hino Nacional brasileiro.

Na mesma solenidade, o bloco afro mais antigo e conhecido do país, o Ilê Aiyê, entoará o hino do estado da Bahia. Fundado em 1974, o bloco nasceu com a proposta de ser formado exclusivamente por pessoas negras. A medida pioneira reforçou a representatividade e a cultura do povo negro no país.

No dia de abertura do 17.º ENPJ, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ, ministro Luís Roberto Barroso, fará palestra magna sobre “Magistratura, eficiência do Poder Judiciário e uso das tecnologias”. Esta é a primeira edição do evento sob a gestão do ministro Barroso.

Ao final do último dia, serão apresentadas as Metas Nacionais do Judiciário para 2024. As metas representam o compromisso dos tribunais brasileiros com o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional, de maneira a proporcionar à sociedade um serviço mais célere, eficiente e de qualidade.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

CNJ justiça Linguagem Acessível Metas Nacionais poder judiciário

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Secretária-geral do CNJ, Adriana Cruz
Play

Veja o momento que caminhão de lixo despenca em Salvador; motorista morreu

Secretária-geral do CNJ, Adriana Cruz
Play

Traficantes do CV fazem refém e trocam tiros com a PM em Salvador

Secretária-geral do CNJ, Adriana Cruz
Play

Rodoviários reivindicam pagamento de rescisão no Iguatemi

Secretária-geral do CNJ, Adriana Cruz
Play

Vazamento de gás no Canela foi ato de vandalismo, diz Bahiagás

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA