Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > bahia > SALVADOR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

NOVIDADE ESPORTIVA

Selma Morais estreia coluna Coroa de Mochila no Portal A TARDE

Textos sobre eventos esportivos na Bahia serão divulgados nas terças e sextas

Por Pevê Araújo

30/03/2023 - 6:00 h
Selma Morais é jornalista especializada em automobilismo
Selma Morais é jornalista especializada em automobilismo -

A coluna Coroa de Mochila vai estrear no Portal A TARDE nesta sexta-feira, 31, para compartilhar com os leitores as experiências esportivas disponíveis em Salvador. Os textos serão publicados duas vezes por semana (terças e sextas) pela jornalista especializada em automobilismo e amante de atividades ao ar livre, Selma Morais.

O objetivo da coluna é mostrar para os leitores que é possível praticar esportes independente da idade. Selma tem 66 anos e descobriu uma nova vida na academia, deixando a zona de conforto e vivendo aventuras por influência das atividades físicas. Ao Portal A TARDE, ela revelou algumas das modalidades que farão parte da coluna Coroa de Mochila.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Selma Morais (@coroademochila)

"A gente quer fazer com que as pessoas saiam da zona de conforto e comecem a praticar qualquer atividade física. O importante é se movimentar. Nós vamos tentar mostrar na coluna que é possível, basta querer", conta Selma.

"A gente vai divulgar passeios de bike, natação, esse é o grande objetivo, movimentar a população brasileira, principalmente depois dessa fase absurda da pandemia, que deixou muita gente depressiva. Se você não ajudar o seu corpo, o seu corpo vai cobrar um preço muito alto lá na frente, É muito melhor praticar atividade física hoje, porque amanhã os resultados vão ser bem melhores", detalha.

Selma conta que a sua vida mudou após o início das práticas esportivas. Trancada em casa durante a pandemia, ela teve a ideia de abandonar a solidão de um lar vazio para abraçar o mundo através das próprias pernas. Na peregrinação, ela encontrou um novo momento e resolveu compartilhar com o público.

"Eu comecei a andar no condomínio às 5h da manhã. Era proibido andar no condomínio, mas de madrugada, 4h30, 5h, estava todo mundo dormindo e a proibição não funcionava. E comecei a andar. Das caminhadas dentro do condomínio, eu comecei a correr. Corria dois postes, andava dois. A pandemia passou, a gente começou a sair, eu comecei a andar na rua. Um dia, eu me inscrevi numa prova e fiz 10,5 km, do Bonfim, passando pelo Humaitá e pela Ribeira, até a igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia. A partir daí, eu não parei mais", conta.

O Coroa de Mochila, que também dá nome ao canal de Selma no YouTube e no Instagram, surgiu quando ela resolveu vender a casa para abraçar o mundo do esporte. Ela conta que a ideia surgiu durante um diálogo com um possível comprador. Com as atividades, a jornalista conseguiu eliminar 16 quilos e desenvolveu grande resistência para caminhadas, passando dos 200 km.

"Eu não andava 500 metros; hoje eu ando 200 km. Fiz 243 km em Santiago de Compostela, 140 eu fiz no Caminho da Fé, então, quando eu vi esse resultado, eu achei que outras pessoas poderiam ver esse resultado também. Eu morava sozinha numa casa de 5 quartos. Anunciei para vender a casa. O cara, quando foi comprar, virou para mim e fez assim: 'porque você quer vender a casa?', eu disse: 'eu quero virar uma coroa de mochila'. Saiu tão espontâneo e, a partir desse momento, eu passei a morar num quarto e sala e passei a viajar e caminhar”, lembra.

Desafios da carreira

Acostumada com a cobertura do esporte, Selma destaca que vive a primeira experiência envolvendo a prática física. A jornalista conta que foi pioneira na reportagem de automobilismo da Bahia e uma das primeiras no país.

“Saí da universidade federal direto para a redação doA TARDE, em 1978. Assinei a carteira como a primeira repórter de automobilismo do jornal, o caderno estava sendo inaugurado. Fiquei 20 anos como repórter de automobilismo, fui a primeira jornalista de automobilismo da Bahia e uma das primeiras do Brasil", revela.

Ao longo da carreira, Selma participou de lançamentos de carros, caminhões e motos e atuou como presidente da Federação de Automobilismo da Bahia, sendo responsável pelas apresentações do Stock Car e da Fórmula Renault no estado. Ainda no jornal, a profissional, que revelou torcer para o Vitória, foi setorista do Bahia durante seis anos.

"Durante oito anos eu tive um programa chamado Alta Velocidade na TV Salvador e, durante 12 anos, tive o programa Bahia Motor, na TVE. No ano passado, eu virei a chave de programas de TV, de automobilismo e encerrei o programa. No A TARDE, passei a fazer futebol e fui setorista do Bahia durante seis anos", finalizou.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Coroa de mochila Jornal A TARDE Selma Morais

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Selma Morais é jornalista especializada em automobilismo
Play

Veja o momento que caminhão de lixo despenca em Salvador; motorista morreu

Selma Morais é jornalista especializada em automobilismo
Play

Traficantes do CV fazem refém e trocam tiros com a PM em Salvador

Selma Morais é jornalista especializada em automobilismo
Play

Rodoviários reivindicam pagamento de rescisão no Iguatemi

Selma Morais é jornalista especializada em automobilismo
Play

Vazamento de gás no Canela foi ato de vandalismo, diz Bahiagás

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA