DESVIOS NA SAÚDE
Superintendente do IGH é alvo de operação da PF na Bahia
São investigados contratos firmados pela Secretaria Municipal de Saúde nos anos de 2016 e 2018 com o IGH
Por Da Redação
O superintendente do Instituto de Gestão e Humanização (IGH), Paulo Bittencourt, foi um dos alvos de mandados de busca e apreensão da Operação Strike, deflagrada nesta quinta-feira, 9, em conjunto entre a Receita Federal, Polícia Federal e Controladoria Geral da União (CGU).
>>Secretaria de Saúde e terceirizada são alvos da PF
>> Receita faz operação contra desvio de verba da saúde na BA
O IGH foi contratado pela Prefeitura de Salvador (PMS), por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), para gestão complementar de unidades de saúde UPA e Multicentros, assim como na residência dos gestores.
A ação tem como objetivo de desarticular uma organização responsável por desviar milhões de reais da verba da saúde. São investigados contratos firmados nos anos de 2016 e 2018 com o IGH.
As investigações apontaram que as licitações eram direcionadas a beneficiar um Instituto contratado, o qual terceirizava, através de contratos, parcelas do serviço a empresas recém constituídas e vinculadas ao próprio Instituto, para retornar os valores das subcontratações em benefício de seus representantes e para suposto pagamento de propina a servidores vinculados à SMS e PMS.
Batizada de 'Strike', a operação cumpre 14 mandados de busca e apreensão em residências e em empresas ligadas ao esquema. Além disso, a Justiça Federal decretou o sequestro de bens e o bloqueio de recursos financeiros dos envolvidos.
Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde afirmou que "vem cumprindo todas as medidas apontadas pela CGU acerca do contrato firmado entre o IGH para a gestão da UPA de Pirajá, contrato este iniciado no ano de 2016". A pastaapontou que "está colaborando de forma transparente com as investigações e espera que tudo seja esclarecido com brevidade".
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes