TURISMO RELIGIOSO
Totens informativos ampliam experiência em circuito turístico
Foram doadas 15 peças para atender pedido da Pastur para qualificar o turismo religioso na cidade
Por Iamany Santos*
O circuito turístico “Arte e Fé” esquematizado pela Pastoral do Turismo da Arquidiocese de Salvador (Pastur), no Centro Histórico, agora conta com totens informativos que complementam a experiência dos turistas. Foram doadas 15 peças pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) que atendeu o pedido da Pastur para qualificar o turismo religioso na cidade.
Segundo o coordenador da Pastur, padre Manoel Filho, a pastoral observou que as igrejas do Centro Histórico recebem muitos visitantes sem indicação de guias. Os totens orientam através de um roteiro que possa proporcionar um turismo de fato religioso. “Nós organizamos uma rota que vem sendo feita naturalmente há anos, dando início, meio e fim ao trajeto”, conta o padre. As peças possuem um resumo histórico de cada igreja, museu ou convento visitado, além de mapa completo do roteiro e um texto motivacional para orações.
O turismo religioso - não somente o católico, mas também o espírita, étnico-afro, budista, evangélico e outros - é um segmento expressivo no estado. Segundo informações da Setur-BA, eventos como as festas do Bonfim, de Iemanjá e da Boa Morte e a Romaria de Bom Jesus da Lapa atraem 2,5 milhões de fiéis por ano.
“São eventos que atraem multidões de todo o mundo para a Bahia. No processo de retomada das atividades turísticas, a Bahia cresceu 47,3% - mais que o dobro do índice nacional - que ficou em 21,1%, segundo dados do IBGE. Isso reflete a importância do fomento aos segmentos turísticos”, pontua Ilnah Oliveira, coordenadora de fomento ao turismo religioso da Setur-BA.
Com as mensagens motivacionais a Pastur pretende conduzir o turista a uma experiência de fé e diferenciar o turismo cultural do religioso. “É uma experiência do sagrado através da beleza”, afirma padre Manoel. Na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, por exemplo, a mensagem pede para que os fiéis rezem pela união entre os povos, relacionando a oração ao “tema” da igreja.
Os 15 totens entregues foram distribuídos entre os 17 pontos que compõem o trajeto do roteiro Arte e Fé. Os pontos que fazem parte do circuito são: Mosteiro de São Bento, Igreja da Ajuda, Igreja e Museu da Misericórdia, Centro Cultural Palácio Arquiepiscopal, Catedral Basílica do Salvador, Igreja de São Pedro dos Clérigos, Igreja de São Domingos de Gusmão, Convento e Igreja de São Francisco, Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, Igreja do Santíssimo Sacramento do Passo, Igreja da Ordem Terceira do Carmo, Igreja de Nossa Senhora do Carmo, Igreja de Nossa Senhora do Boqueirão e Igreja de Santo Antônio Além do Carmo.
*Sob a supervisão da editora Meire Oliveira
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes