Busca interna do iBahia
HOME > BAHIA

BAHIA

BOGE 2025: Senai Cimatec investe em formação e tecnologia para petróleo e gás

Empresa também divulgou o desenvolvimento de um laboratório inédito para o pré-sal

Isabela Cardoso
Por Isabela Cardoso
| Atualizada em
Imagem ilustrativa da imagem BOGE 2025: Senai Cimatec investe em formação e tecnologia para petróleo e gás
Foto: Raphael Muller/AG. A TARDE

O Centro de Convenções de Salvador recebe o segundo dia do Bahia Oil e Gás Energy (BOGE) 2025, nesta quinta-feira, 29, evento que reúne especialistas, empresas e instituições de pesquisa para debater os rumos do setor energético no estado. Em meio às discussões sobre inovação no mercado, o Senai Cimatec destacou iniciativas estratégicas que combinam tecnologia de ponta com formação profissional, incluindo programas voltados exclusivamente para mulheres.

Ao Portal A TARDE, Tamires Menezes, especialista 3 em Petróleo e Gás do Senai Cimatec, explicou que a instituição tem investido em cursos profissionalizantes alinhados às necessidades da indústria, com destaque para a inclusão feminina.

Tudo sobre Bahia em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

“Nós temos alguns cursos profissionalizantes que estamos desenvolvendo com apoio da indústria. Eu acho que o mais inovador que a gente está agora na carteira é o de operadores mulheres. Serão 30 mulheres formadas para a operação onshore, no setor de petróleo e gás”, afirmou.

A proposta, segundo Tamires, é formar e capacitar profissionais para atuarem diretamente no setor, em especial na operação terrestre de petróleo e gás na Bahia.

Leia Também:

BAHIA

Transpetro firma parceria com IFBA e cria IA para aprimorar manutenção de dutos
Transpetro firma parceria com IFBA e cria IA para aprimorar manutenção de dutos imagem

ÚLTIMA CHAMADA

Inscrições para Prêmio IEL de Talentos se encerram neste sábado, 31
Inscrições para Prêmio IEL de Talentos se encerram neste sábado, 31 imagem

INVESTIMENTO

Bahiagás expande rede de gás natural no interior do estado
Bahiagás expande rede de gás natural no interior do estado imagem

Além do curso exclusivo para mulheres, o Senai Cimatec também desenvolve programas em parceria com a Petrobras para formação de profissionais em funções específicas como plataformista, turista, sondador, sondador líder e operador de fluidos. “São cursos que a proposta é a gente formar, capacitar essas pessoas para já operar diretamente no setor de óleo e gás, aqui no estado da Bahia”, acrescentou Tamires.

Já na área de inovação tecnológica, Igor Campos, também especialista do Senai Cimatec, destacou o papel estratégico do LDP (Laboratório de Desenvolvimento de Poço), que está em construção e será uma estrutura única no mundo. “O LDP vai ser o nosso catalisador para diversos projetos para a indústria de óleo e gás, desenvolver tecnologia. Ele já está sendo uma grande inovação e vai ser o único do mundo a ter um poço de 300 metros que simula as condições do pré-sal aqui no Brasil”, explicou.

Segundo Igor, o projeto não apenas fomentará o desenvolvimento de tecnologias aplicadas à indústria de óleo e gás, como também servirá como um polo formador de recursos humanos altamente qualificados.

“Os projetos demandam não só a construção da infraestrutura, mas também desenvolvimento de pesquisa básica. E junto com a nossa parte de educação, a gente tem o intuito de integrar essa parte da educação. Trazer alunos de pós-graduação, de mestrado, doutorado, para desenvolver suas pesquisas dentro desse ambiente que a gente está construindo no Senai”, destacou.

Imagem ilustrativa da imagem BOGE 2025: Senai Cimatec investe em formação e tecnologia para petróleo e gás
Foto: Raphael Muller/AG. A TARDE

Igor também mencionou a atuação do Programa de Recursos Humanos da ANP, o PRH 27.1, que capacita estudantes desde a graduação até a pós-graduação em disciplinas como engenharia de reservatório e engenharia de petróleo. “Você capacita esses recursos humanos para ele trabalhar tanto para a indústria, mas também para an academia, para os projetos do Senai Cimatec”, afirmou o especialista.

Sobre o evento

O Bahia Oil & Gas Energy (BOGE25), é considerado o maior evento dos setores de óleo e gás do Norte e Nordeste do Brasil. O evento gratuito teve início nesta quarta, 28, e segue até o dia 30 de maio, no Centro de Convenções de Salvador, das 13h às 20h.

Durante a terceira edição do BOGE, que está consolidado nos calendários nacional e internacional, refletindo a pujança do setor nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, devem ser reunidos 12 mil visitantes, com a presença de 20 países.

O Grupo A TARDE é media partner do BOGE25 e fará uma cobertura especial dos três dias de evento, com direito a entrevistas exclusivas direto de uma sala própria.

A abertura do evento contará com um show de Pierre Onassis, ex-vocalista da banda Olodum, às 20h de quinta-feira, 29. A festa será open bar e open food.

Mais de 250 expositores estão confirmados para realizar negócios, como a Transpetro, Petrobras, Governo Federal, Acelen, Bahiagás, Brava Energia, Apolo, Expro, Governo da Bahia e a SLB.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Compartilhar no Whatsapp Clique aqui

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

Relacionadas

Mais lidas