Busca interna do iBahia
HOME > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

BAHIA

Condomínio Paraíso reafirma impacto histórico e ambiental em Guarajuba

Empreendimento funciona há 40 anos no local e contribuiu para geração de milhares de empregos

Redação

Por Redação

13/12/2025 - 18:47 h | Atualizada em 13/12/2025 - 20:21
Praia de Guarajuba
Praia de Guarajuba -

O empreendimento, conhecido como Condomínio Paraíso, que possui mais de 40 anos de existência em Guarajuba, localizado no município de Camaçari, Região Metropolitana de Salvador (RMS), reafirma sua trajetória histórica e seu impacto para a área.

"Há mais de quatro décadas, funciona de forma contínua e organizada, com regras claras, gestão profissional e prestação regular de serviços, contando atualmente com 894 lotes, o que o torna o maior condomínio do norte do estado", diz o condomínio.

Tudo sobre Bahia em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

As declarações enviadas por meio de nota oficial neste sábado, 13, é um direito de resposta à decisão judicial que classifica o empreendimento como loteamento e não condomínio.

O comunicado reforça o legado econômico e ambiental para a região, a exemplo da geração de emprego e renda, o estímulo do turismo na área, e a obtenção da certificação internacional Bandeira Azul.

"Ao longo de sua trajetória, o empreendimento exerceu papel estruturante no desenvolvimento de Guarajuba e do Litoral Norte, gerando milhares de empregos diretos e indiretos, estimulando o comércio local, fortalecendo a cadeia turística e contribuindo de forma decisiva para a valorização imobiliária e urbanística da região", diz.

Leia Também:

"No campo ambiental, destaca-se a conquista do certificado internacional Bandeira Azul na Praia do Paraíso, reconhecimento que resulta de décadas de cuidado ambiental, gestão responsável, segurança e educação ambiental, projetando Guarajuba, Camaçari e a Bahia em âmbito nacional e internacional", continua.

Entre os impactos estão:

  • Geração contínua de postos de trabalho nas áreas de segurança, manutenção, serviços gerais, administração, turismo e comércio;
  • Estímulo permanente ao comércio local, à cadeia turística e à prestação de serviços regionais;
  • Valorização imobiliária de Guarajuba e áreas adjacentes;
  • Consolidação de um padrão urbanístico e de gestão que hoje serve de referência em nível nacional.

O Condomínio Paraíso também endossa que "não é apenas um conjunto de lotes, mas uma instituição social viva, que contribuiu decisivamente para o fortalecimento da região", com destaque nos seguintes aspectos:

  • Urbanísticos;
  • Sociais;
  • Ambientais;
  • Econômicos;
  • Turísticos.

Em relação a decisão do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), o Condomínio diz:

"Em relação às questões jurídicas mencionadas, é importante esclarecer que a decisão noticiada não é definitiva. Os advogados do Condomínio Paraíso estão adotando todas as medidas cabíveis e já interpuseram recurso tecnicamente fundamentado, no qual se demonstram inconsistências relevantes na análise do conjunto probatório e na consideração da realidade fática consolidada ao longo de mais de 40 anos. Há expectativa juridicamente concreta de reversão da decisão em instância superior."

Leia a nota na íntegra

"O Condomínio Paraíso, em Guarajuba, vem a público esclarecer e contextualizar informações divulgadas em matéria recente, a fim de evitar interpretações equivocadas sobre sua história, funcionamento e impacto regional.

Com mais de 40 anos de existência, o Condomínio Paraíso consolidou-se como um marco histórico, social e urbanístico do Litoral Norte da Bahia, sendo pioneiro no modelo de organização residencial planejada na região. Há mais de quatro décadas, funciona de forma contínua e organizada, com regras claras, gestão profissional e prestação regular de serviços, contando atualmente com 894 lotes, o que o torna o maior condomínio do norte do estado.

Ao longo de sua trajetória, o empreendimento exerceu papel estruturante no desenvolvimento de Guarajuba e do Litoral Norte, gerando milhares de empregos diretos e indiretos, estimulando o comércio local, fortalecendo a cadeia turística e contribuindo de forma decisiva para a valorização imobiliária e urbanística da região.

No campo ambiental, destaca-se a conquista do certificado internacional Bandeira Azul na Praia do Paraíso, reconhecimento que resulta de décadas de cuidado ambiental, gestão responsável, segurança e educação ambiental, projetando Guarajuba, Camaçari e a Bahia em âmbito nacional e internacional.

Em relação às questões jurídicas mencionadas, é importante esclarecer que a decisão noticiada não é definitiva. Os advogados do Condomínio Paraíso estão adotando todas as medidas cabíveis e já interpuseram recurso tecnicamente fundamentado, no qual se demonstram inconsistências relevantes na análise do conjunto probatório e na consideração da realidade fática consolidada ao longo de mais de 40 anos. Há expectativa juridicamente concreta de reversão da decisão em instância superior.

O Condomínio Paraíso reafirma seu compromisso com a legalidade, a segurança jurídica, a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável, mantendo-se ativo, organizado e contribuindo de forma positiva para Guarajuba, Camaçari e toda a Bahia, nos pilares da moradia, segurança, meio ambiente, turismo e qualidade de vida".

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Bandeira Azul camaçari Guarajuba

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Praia de Guarajuba
Play

Vídeo mostra impacto forte do atropelamento de pintores em Guarajuba

Praia de Guarajuba
Play

Incêndio destrói dois estabelecimentos em Feira de Santana; vídeo

Praia de Guarajuba
Play

Fábrica de papel polui Rio Pitinga e compromete pesca e sustento local

Praia de Guarajuba
Play

"Para quê turista duro?": vereador defende taxa de acesso a cidade da Chapada Diamantina

x