NO PÁREO
Conheça arcebispo de Salvador que pode ser o novo papa
Dom Sérgio da Rocha, está entre os cardeais brasileiros incluídos na lista oficial do Vaticano
Por Redação

Entre os cardeais brasileiros incluídos na lista oficial do Vaticano para participar do Conclave, eleição que vai escolher o novo pontífice da Igreja Católica, após a morte do Papa Francisco, está Dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Salvador e primaz do Brasil. De acordo com as normas canônicas, o processo deve ocorrer entre 15 e 20 dias.
Leia Também:
Ao 11 de março de 2020, Dom Sérgio foi nomeado Arcebispo de Salvador, o que o tornou Primaz do Brasil. A posse na Sé Primacial foi no dia 5 de junho do mesmo ano.
Entre as principais atividades de Dom Sérgio da Rocha, na Igreja Católica, são as de:
Membro da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB (2007–2011);
Presidente da Comissão Episcopal para Doutrina da Fé da CNBB (2011–2015);
Presidente do Departamento de Vocações e Ministérios do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), entre 2007 e 2011;
Representante da CNBB na XIII Assembleia do Sínodo dos Bispos sobre a Nova Evangelização (2012) e na XIV Assembleia do Sínodo sobre a Família (2014);
Criado Cardeal pelo Papa Francisco no Consistório de 19 de novembro de 2016, na Basílica de São Pedro, recebendo o título da Basílica de Santa Cruz na Via Flaminia, em Roma.
Dom Sérgio também presidiu a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) de 2015 a 2019 e foi relator geral da XV Assembleia dos Bispos, em 2018, que teve como tema central a juventude.
Dom Sérgio da Rocha, atualmente integra organismos importantes do Vaticano, como o Conselho da Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos; Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL) e a Congregação para o Clero;Congregação para os Bispos.
Dom Sérgio assumiu já foi ainda, arcebispo de Teresina em setembro de 2008. Três anos depois, em 2011, foi chamado pelo Vaticano para assumir o mesmo cargo na Arquidiocese de Brasília.
Aos 65 anos, Dom Sérgio cumpre uma das regras da Igreja que determina que apenas cardeais com menos de 80 anos estejam aptos a votar. Além de Dom Sérgio, outros sete cardeais brasileiros também vão participar da escolha do novo líder da Igreja Católica. São eles: Sérgio da Rocha, Primaz do Brasil e arcebispo de Salvador, 65 anos; Jaime Spengler, presidente da CNBB e arcebispo de Porto Alegre, 64 anos; Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, 75 anos; Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, 74 anos; Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília, 57 anos; João Braz de Aviz, arcebispo emérito de Brasília, 77 anos; Leonardo Ulrich Steiner, arcebispo de Manaus, 74 anos.
Até a eleição do novo papa, a condução da Santa Sé fica sob a responsabilidade do Colégio Cardinalício, composto hoje em dia por 226 cardeais. Desses, 132 têm direito a voto no Conclave. Os outros 94, todos com 80 anos ou mais, são considerados cardeais não eleitores e, portanto, não participam da votação.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes