BAHIA
Coral faz ensaio geral para cerimônia do Te Deum
Como parte litúrgica das comemorações, a tradicional solenidade acontece, hoje, às 9h, na Igreja Rosário dos Pretos, no Pelourinho
Por Jade Santana
Para se preparar para a cerimônia do Te Deum, parte litúrgica das comemorações da Independência da Bahia, o maestro Francisco Carlos Rufino (maestro Rufino) fez o ensaio geral, ontem, com o coral da Irmandade do Senhor do Bonfim para a cerimônia que ocorre na Igreja Rosário dos Pretos, hoje, às 9h, e será presidida pelo cardeal dom Sergio da Rocha.
O grupo conta com a participação de 40 pessoas, entre instrumentistas e coralistas. "Estamos nos preparando há algum tempo, graças a Deus vamos poder nos apresentar neste 2 de Julho. Fizemos um ensaio geral, para garantir que a apresentação seja bonita e estamos com grandes expectativas", diz o maestro.
Rufino conta que desde pequeno acompanha o cortejo do 2 de julho, estimulado pelos pais. Apaixonado pela história da Bahia e formado em música, com especialidade em regência de corais e orquestras, seu caminho natural foi virar maestro e assumir o coral há 45 anos.
A cerimônia faz referência ao hino tradicional da liturgia católica, geralmente cantado em eventos solenes e sempre às vésperas da celebração da Independência da Bahia.
Este hino foi composto por Santo Ambrósio e Santo Agostinho, no ano de 387, por ocasião do batismo de Santo Agostinho.
Marilúcia Trindade, que participa do coral como contralto há 38 anos, diz que se sente agraciada por poder voltar a se apresentar na cerimônia. "Estamos alegres por estarmos de volta, podendo cantar e ensaiar. Todos estão entusiasmados, estava com saudades. Estou com altas expectativas para a nossa apresentação", diz.
As comemorações pelo 2 de Julho, Independência do Brasil na Bahia, foi iniciada, ontem, com a saída do Fogo Simbólico da cidade de Cachoeira, que tem previsão de chegada a Salvador, no Largo de Pirajá, hoje, às 16h.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes