Daniela Borges é a nova presidente da OAB-BA | A TARDE
Atarde > Bahia

Daniela Borges é a nova presidente da OAB-BA

Publicado quarta-feira, 24 de novembro de 2021 às 18:39 h | Atualizado em 24/11/2021, 20:48 | Autor: Da Redação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação -

A OAB-BA já tem a sua nova presidente que irá comandar a secção no próximo triênio. Pela chapa "União pela Advocacia", Daniela Borges, candidata apoiada pelo atual mandatário Fabrício Castro e seu vice, Luiz Viana, foi eleita nesta quarta-feira, 24, com 46,4% (4827) dos votos.

É a primeira vez em quase 90 anos de história que a OAB-BA será comandada por uma mulher e terá como vice Christianne Gurgel. A vitória foi reconhecida pelo observador federal, que acompanhou de perto o pleito

Em segundo lugar, com 37,8% (3933) da preferência, a chapa comandada por outra mulher, Ana Patrícia Dantas Leão, da chapa "OAB de Coração". Na sequência, a chapa "OAB para Valer", do ex-presidente Dinaílton Oliveira, que ficou com 4,9% dos votos (514).

Votos nulos representaram 4,4% (462) do total, enquanto a chapa "Liberta OAB", liderada por Ricardo Nogueira, ficou com 3,4% (357) dos votos.

"A nossa chapa é a União pela Advocacia. Agora, com o resultado consolidado, as disputas encerraram-se e temos o compromisso de trabalhar por toda a advocacia baiana. Temos muitos desafios pela frente e vamos trabalhar pela valorização e fortalecimento da advocacia, realizando todos os enfrentamentos necessários para alcançar nossos objetivos", declarou a vencedora.

A advogadao com especialidade em Direito Tributário comemorou o feito nas redes sociais e avisou que agora vai atuar para colocar em prática "as transformações que a advocacia precisa". Ela também reforçou que a entidade se mantém disponível a "todos e todas" que queiram somar.

"Fizemos história!!! Pela primeira vez a OAB da Bahia será dirigida por duas mulheres! Queremos agradecer a toda a advocacia por confiar em nós. Agradecer também a tantos advogados e advogadas que caminharam conosco e a todos os colegas que integram a Chapa União Pela Advocacia. Fizemos uma campanha limpa, propositiva e ética. A partir de agora é trabalhar para fazer as transformações que a advocacia precisa. A OAB está de portas abertas para todos e todas. Vamos juntos e juntas construir o novo tempo. Muito obrigada", escreveu.

HISTÓRICO

Formada pela Universidade Federal de Minas Gerais, Daniela Borges advoga há mais de 20 anos na área de Direito Tributário e também é professora da Universidade Federal da Bahia e da Faculdade Baiana de Direito.

Ingressou na OAB da Bahia como conselheira seccional na primeira gestão de Luiz Viana (2013-2015). Foi também diretora-tesoureira no triênio 2016-2018, no segundo mandato de Viana à frente da seccional baiana. Na atual gestão de Fabrício Castro, Daniela Borges ocupa o cargo de conselheira federal e preside a Comissão Nacional da Mulher Advogada.

Sob sua liderança, a política de paridade de gênero foi aprovada pelo Conselho Federal da OAB em dezembro de 2020 e se tornou obrigatória para as seccionais de todos os estados já nestas eleições.

Foi responsável também pela aprovação das súmulas que impedem a inscrição de bacharéis na Ordem que tenham cometido violência contra a mulher.

Publicações relacionadas