Busca interna do iBahia
HOME > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

BAHIA

Dia da Consciência Negra: confira a programação completa

Tainá Cristina*

Por Tainá Cristina*

20/11/2019 - 6:00 h
Data lembra a morte de Zumbi dos Palmares | Foto: Adilton Venegeroles | Ag. A TARDE
Data lembra a morte de Zumbi dos Palmares | Foto: Adilton Venegeroles | Ag. A TARDE -

O Dia da Consciência Negra, celebrada nesta quarta-feira, 20, lembra a morte do líder brasileiro quilombola, Zumbi dos Palmares. Em Salvador serão muitas as atividades voltadas para celebrar a data. Os atos visam fortalecer o combate contra o racismo, a intolerância religiosa e a garantia dos direitos das pessoas negras. Haverá Lavagem, marcha, debates, capoeira, roda de samba e até desfile de moda.

Com a temática “Em Defesa da Vida da População Negra: Contra a Política de Morte do Governo Bolsonaro”, a União de Negras e Negros Pela Igualdade (Unegro) realizará hoje, às 8h, nas imediações da Praça da Sé, no Pelourinho, a 11° Lavagem da estátua de Zumbi dos Palmares. Após à glorificação, haverá apresentação com a Banda Didá e ABC do Samba. Além disso, a Banda Tambores de Búzios também anima a mobilização. Na sede do Ylê Aiyê, em frente à Senzala do Barro Preto, acontece às 14h, a 19ª Caminhada da Liberdade.

Tudo sobre Bahia em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Ainda hoje, no Campo Grande, populares participam às 15h, da 40ª Marcha da Consciência Negra Zumbi e Dandara. Os envolvidos devem fazer uma caminhada até a Praça Castro Alves. O ato será promovido pela Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen) e pela Coalizão caminhada.

Hoje no Pelourinho, o Projeto Arte, Consciência e Resistência, ampliará as formas de discussões sobre as questões raciais e, abrirá uma roda de samba, com o grupo “Bem Bolado” que recebe grandes nomes do samba baiano, a exemplo de Aloisio Menezes, Thiago Carvalho, Bira Negros de Fé e Gal do Beco. Para encerrar, terá a performance do sambista Toninho Geraes, um dos compositores mais gravados por Zeca Pagodinho. O evento acontece no Largo Quincas Berro D’ Agua, às 18h e para ter acesso, basta colaborar com 1 pacote de 400g de leite em pó.

Mestres de capoeira recebem título de Guardião dos Saberes, através do Centro Universitário Dom Pedro II (Unidom) em união com a Frente parlamentar em Defesa da Capoeira da Câmara Municipal de Salvador (CMS). Além dos títulos, o ato contará com Memórias da Cultura Africana e Afro-Brasileira no Estado da Bahia a seis antigos mestres da velha guarda da capoeira. O evento acontece às 17h, no auditório do Unidom, localizado no Comércio.

Nesta 2° edição da premiação, receberão os títulos, Mestre Brandão; Mestre Bola Sete, discípulo do Mestre Pastinha; Mestre Xaréu, discípulo do Mestre Bimba; Mestre Saci; Mestre Piloto; e Mestre Itapoan, também da turma do Mestre Bimba. E alguns dos agraciados, conviveram com símbolos da capoeira, a exemplo do Mestre Bimba, criador da Capoeira Regional e Mestre Pastinha, fenômeno da Capoeira Angola. Os homenageados são símbolos que fizeram e fazem parte da história da capoeira, no Brasil e no mundo, disseminando cultura e arte.

Levando baianidade, cultura, bem-estar e lazer para as estações de metrô da capital baiana, a CCR Metrô realizará mais uma edição do Vem Pra Cá. Hoje, na Estação Rodoviária de Metrô, os populares contarão com desfile de marcas afro e oficinas de maquiagem em pele negra, das 17h até às 19h. E amanhã, os baianos poderão participar da Oficina Gastronômica de Bolinho de Estudante.

Para encerrar a programação, o Grupo de Percussão Neojiba do Núcleo Pirajá realizará uma apresentação, o evento inicia às 17h, na Estação Acesso Norte e a BiblioMetrô sediará o lançamento do livro Outro Poeta Crônico, do escritor baiano Anderson Shon. Além disso, o programa conta ainda, com debate interativo sobre literatura negra e a relação com a leitura, na participação de Lorena Ribeiro, idealizadora do Clube de Leitura Passos Entre Linhas.

Já na manhã da quinta-feira, 28, acontece no Parque do Abaeté, em Itapuã, o Seminário “Heroínas de Ontem e Hoje - Contra a Intolerância Religiosa no busto de Mãe Gilda”. Na Senzala do Barro Preto, será a Feira de Empreendedorismo Negro do Bloco Ylê Aiyê, a partir das 14h e por fim, no dia 30 de novembro, na Praça do Campo Grande, populares se reunião para a Marcha do Empoderamento Crespo da capital baiana.

Ainda na quinta-feira, 21, acontece o lançamento da Revista Quilombo, às 14h, no Espaço Cultural Alagados, no fim de Linha do Uruguai. O ato conta com apoio da Juventude Negra. Na sexta-feira, 22, inicia às 18h30. a Alvorada dos Ojás, no Terreiro Oxumarê, situado na Federação. Ainda na sexta, na Escola Superior da Defensoria Pública, das 8h às 17h, no bairro do Canela, será promovido o Seminário “Tornar-se Negra: Trajetórias Interseccionais de Luta e Resistência”, idealizado através da Defensoria Pública do Estado (DPE).

No sábado, 23, os populares poderão aproveitar a Noite da Beleza Negra no bairro da Sussuarana. Já no domingo, acontece o Novembro Negro do Vale do Matatú. Entre os dias 27 e 28 de novembro, a Secretaria de Promoção da Igualdade (Sepromi), promoverá a 2ª Semana de Igualdade Racial Mestre Môa do Kantedê e o ato reunirá um conjunto de órgãos e entidades.

*Sob a supervisão da repórter Regina Bochicchio

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Data lembra a morte de Zumbi dos Palmares | Foto: Adilton Venegeroles | Ag. A TARDE
Play

Prefeito de Serrinha é flagrado no Catar em final do Flamengo após 'viagem secreta'

Data lembra a morte de Zumbi dos Palmares | Foto: Adilton Venegeroles | Ag. A TARDE
Play

Triplo homicídio: vídeo mostra trabalhadores antes de tragédia

Data lembra a morte de Zumbi dos Palmares | Foto: Adilton Venegeroles | Ag. A TARDE
Play

Acidente com caminhão desgovernado deixa cinco mortos na Chapada Diamantina

Data lembra a morte de Zumbi dos Palmares | Foto: Adilton Venegeroles | Ag. A TARDE
Play

Ataque a tiros em bar deixa quatro pessoas baleadas na Bahia

x