Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

BAHIA

Emoção marca homenagens ao escritor Antônio Torres

Luan Santos

Por Luan Santos

26/04/2014 - 19:30 h | Atualizada em 21/01/2021 - 0:00
Escritor Antônio Torres
Escritor Antônio Torres -

Sátiro Dias - A cidade de Sátiro Dias (220 km da capital) parou neste sábado para homenagear o escritor Antônio Torres, filho da terra que se tornou membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) no início deste mês.

Durante todo o dia, uma série de eventos foi realizada e contou com a participação da população e políticos do município.

Tudo sobre Bahia em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

As festividades foram iniciadas às 8h, com missa de ação de graças. Depois, Torres passeou pela cidade, visitou a fazenda Pilão, onde morou na infância, e ainda fez uma palestra na biblioteca municipal, que tem o nome dele. Apresentações artísticas, com música e peças teatrais, também foram realizadas.

Torres se disse surpreso. "Na verdade, estou bem envergonhado. Achei exagerada toda essa comemoração", disse, aos risos. Depois, admitiu ter sido pego pelo coração: "Fiquei muito emocionado, há muito tempo eu não via algo tão comovente".

Ele chegou à igreja de N. Senhora do Amparo com a mãe, Durvalice Torres, 92, os dez irmãos, além de primos, tios e amigos. Após a celebração, parentes discursaram.

Uma das mais emocionadas era a funcionária pública Ivanildes Torres, tia do escritor, que lembrou momentos da infância dele no "Junco", conhecido hoje como o município de Sátiro Dias.

Primeira professora

Em meio a todas as celebrações, Antônio Torres inverteu os papéis e, em vez de ser o homenageado, resolveu prestar uma homenagem à primeira professora, Serafina Gonçalves, 98 anos. O romancista entregou flores à ex-docente e, em troca, recebeu dela uma placa.

O escritor credita à ex-professora o início na literatura. "Foi ela que me colocou para ler Castro Alves em praça pública pela primeira vez, com a bandeira do Brasil nas mãos. Lembro que aquela leitura emocionou a população, muitas pessoas saíram chorando. E eu fiquei encantado", relembrou Torres.

A professora Serafina, mesmo com dificuldade para falar, afirmou que esse é um momento de muita alegria para a população: "Agradeço a Deus por estar viva para ver você entrar na Academia Brasileira de Letras. E agradeço a você por lembrar sempre de mim nos seus discursos", disse a anciã.

O prefeito da cidade, Pedrito Cruz, primo de Antônio Torres, disse que a entrada do escritor na ABL aumentou a autoestima da população: "O povo está feliz, alegre por ter um imortal conterrâneo".

Fazenda e biblioteca

Ao sair da igreja, Torres seguiu com familiares para a fazenda Pilão, que pertencia aos avós do escritor e hoje é de um primo. Ao chegar, ele observou uma árvore plantada por ele há 60 anos: "Foi aqui onde tudo começou".

Imagem ilustrativa da imagem Emoção marca homenagens ao escritor Antônio Torres
| Foto: Lúcio Távora | Ag. A TARDE

Escritor Antônio Torres visitou a fazenda Pilão, local onde passou a infância (Fofo: Lúcio Távora l Ag. A TARDE)

Na volta, foi à Biblioteca Municipal Antônio Torres, onde recebeu placas e assistiu a vídeos de estudantes em homenagem a ele. Ainda houve um ato literário com textos de Castro Alves. "Quando pequeno, depois de uma leitura de uma poesia, eu disse: quando crescer, quero ser Castro Alves", lembrou.

À tarde, ficou com familiares e viu apresentações artísticas, além de palestrar para estudantes e professores.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Escritor Antônio Torres
Play

Polícia intercepta idoso levando maconha e haxixe para facção na Bahia

Escritor Antônio Torres
Play

Carro colide com motos e deixa vários feridos no Agreste baiano

Escritor Antônio Torres
Play

Pizza vira senha secreta e salva vítima de violência na Bahia

Escritor Antônio Torres
Play

Polícia desmonta laboratório clandestino de anabolizantes em Camaçari

x