BAHIA
Enseada lança primeiras barcaças e retoma indústria naval na Bahia
Equipamentos têm como destino as cidades do Norte e Centro-Oeste

A indústria naval retomou o seu protagonismo na Bahia nesta segunda-feira, 26, e caminha para voltar a viver os seus tempos de ouro no país, com o retorno das atividades do Estaleiro da Enseada do Paraguaçu, no município de Maragogipe, no Recôncavo baiano.
Nesta manhã, o local foi o ponto de partida de 13 barcaças construídas no próprio estaleiro, que foram lançadas ao mar. Os equipamentos têm como destino as cidades do Norte e Centro-Oeste.
"Essas barcaças foram produzidas aqui já, têm o selo baiano. E elas vão para o Norte, para o Centro-Oeste para poder transportar minério", disse o governador Jerônimo Rodrigues.

Além do chefe do Executivo, o primeiro embarque dos navios foi assistido pelas seguintes pessoas:
- Jaques Wagner, senador da República;
- Deyvid Bacelar, coordenador-geral da FUP (Federação Única dos Petroleiros);
- Angelo Almeida, secretário de Desenvolvimento Econômico (SDE);
- setor empresarial;
- trabalhadores da Petrobras.

Transporte de minérios
O transporte de minérios, segundo o governador, será crucial para dois países: Uruguai e China. Em uma publicação nas redes sociais, Jerônimo explica como funcionará a iniciativa.
"Esse minério vai sair para o Uruguai, e do Uruguai, pegar a rota para China e para outras regiões. [O minério será utilizado] para indústrias química, ferroviária, todas elas. Então, é uma alegria muito grande estar aqui hoje", disse o petista.
Leia Também:
Assista
A Bahia reafirma e fortalece seu protagonismo na indústria naval. ⚙️🚢
— Jerônimo Rodrigues (@Jeronimoba13) January 26, 2026
Vim acompanhar de perto a volta das atividades no Estaleiro Enseada, aqui em Maragogipe, um equipamento estratégico para o desenvolvimento econômico do nosso estado. Seguimos trabalhando para transformar… pic.twitter.com/LWLyQv0mSv
Investimentos: seis novas embarcações
A Petrobras anunciou mais de R$ 2,6 bilhões em projetos que irão resgatar importantes ativos na Bahia.
Serão construídas seis embarcações no Estaleiro Enseada do Paraguaçu, especializadas em atividades de controle de vazamentos em alto-mar, gerando cerca de 5,4 mil empregos diretos e indiretos.
O prazo estimado para a conclusão é de quatro anos. As embarcações terão pelo menos 40% de conteúdo local e contarão com motores mais sustentáveis, capazes de reduzir em até 25% as emissões de gás carbônico.
Estaleiro Enseada do Paraguaçu
Localizado em Maragogipe, no Recôncavo baiano, o estaleiro é fruto da parceria entre a Petrobras, a CMM Offshore, a Tenenge, a Kongsberg e a Wärtsilä. O empreendimento promete movimentar a economia regional, gerar centenas de empregos diretos e fortalecer a cadeia produtiva local.
Estaleiro Enseada será responsável pela construção de seis embarcações multifuncionais do tipo ORSV (Oil Spill Response Vessel), com capacidade de recolhimento de óleo e sistemas de propulsão híbridos que podem reduzir o consumo de combustível em mais de 30%.
Os navios, contratados pela Petrobras por 12 anos, também foram projetados para operar futuramente com biocombustíveis, como o etanol, ampliando o compromisso ambiental do projeto.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes




