LUTO
Ex-deputado Luiz Viana Neto vai ser sepultado neste sábado
Família ainda não divulgou a causa da morte
Por Da Redação
O ex-deputado baiano e ex-vice-governador da Bahia, Luiz Viana Neto, morto nesta sexta-feira, 13, aos 88 anos, vai ser sepultado neste sábado, 14, às 15h, no Cemitério Campo Santo. Luiz Viana, ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Bahia (OAB-BA) e sobrinho do ex-deputado, confirmou a informação ao Portal A TARDE. A família ainda não divulgou a causa da morte.
"Tio Luiz continuará sempre presente pelo legado de homem de família, professor de direito, empresário e político! Engrandece uma linhagem de baianos ilustres que se dedicaram à coisa pública com valor, tendo conquistado o panteão da Bahia ao lado de seu pai, Luiz Viana Filho, e de seu avô, Luiz Viana", afirmou Luiz Viana, ex-presidente da OAB-BA.
Em nota, a OAB-BA se solidarizou com a família do advogado e ex-deputado. "A Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Bahia, se solidariza com familiares, amigos e colegas enlutados. Luiz Vianna Neto foi deputado federal por quatro mandatos, senador e vice-governador da Bahia entre 1979 e 1983 e era filho de Luís Viana Filho, ex-governador da Bahia, e de Julieta Pontes Viana e tio de Luiz Viana Queiroz, ex-presidente da OAB da Bahia e ex-vice-presidente da OAB Nacional."
O governador Rui Costa também lamentou a perda. "Quero manifestar meu pesar pela morte do ex-deputado, senador e vice-governador da Bahia, Luiz Viana Neto. Meus sinceros sentimentos a todos os familiares e amigos", publicou Rui nas redes sociais.
Biografia
Advogado com bacharelado em Direito pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), em 1955, e doutor em Direito pela Universidade de Paris em 1957, Luiz Vianna Neto foi professor na instituição onde se formou. Empresário da construção civil e das comunicações, filiou-se à ARENA e foi eleito deputado federal em 1966. Contudo, pouco exerceu o mandato por ter assumido a Secretaria de Assuntos Municipais e Serviços Urbanos quando seu pai governava a Bahia (1967-1971).
Luiz Vianna Neto também já foi Diretor do Banco do Estado da Bahia. No primeiro governo de Antônio Carlos Magalhães, foi eleito deputado federal em 1974, e foi escolhido vice-governador do estado quando Magalhães retornou ao Palácio de Ondina por indicação do presidente Ernesto Geisel, em 1978.
Restaurado o pluripartidarismo no governo João Figueiredo, ingressou no PDS e foi eleito suplente de seu pai nas eleições para o Senado Federal em 1982. Antes das eleições de 1986, rompeu com seus tradicionais aliados e colaborou com a vitória de Waldir Pires para governador da Bahia, sendo que Luís Vianna Neto foi eleito deputado federal pelo PMDB. Assumiu o mandato de senador após a morte do pai em julho de 1990, e naquele mesmo ano, foi reeleito para o seu quarto mandato de deputado federal, ao longo do qual migrou para o PFL.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes