Governo do Estado confirma querer assumir Hospital de Itaberaba | A TARDE
Atarde > Bahia

Governo do Estado confirma querer assumir Hospital de Itaberaba

Fechada há 15 anos, a unidade recebeu um investimento de aproximadamente R$ 30 milhões

Publicado quinta-feira, 12 de maio de 2022 às 13:27 h | Autor: Da Redação
Unidade está fechada há 15 anos
Unidade está fechada há 15 anos -

O governo da Bahia informou nesta quinta-feira, 12, que tem interesse em assumir "imediatamente" a gestão do Hospital Regional de Itaberaba (HRI) e colocá-lo em funcionamento. A afirmação foi feita pela secretária da Saúde do Estado, Adélia Pinheiro. 

Fechada há 15 anos, a unidade recebeu, segundo a gestão estadual, um investimento de aproximadamente R$ 30 milhões entre obras e equipamentos. O local foi totalmente reformado e ampliado, ganhando 10 leitos de UTI adulto. Apesar disso, até o momento, a prefeitura da cidade não o colocou em operação.

Cerca de 90% dos recursos aplicados foram estaduais e 10% como contrapartida municipal. O governo do Estado diz que enviou equipamentos de última geração, como um tomógrafo de 16 canais, dois Raio-X, sistema de captura e digitalização de imagens, além de dois aparelhos de ultrassonografia. "Fizemos diversas tratativas com o secretário de saúde e o prefeito para colocar a unidade em funcionamento, mas até o momento, sem sucesso. Caso o município não possa fazer a gestão da unidade, o Governo do Estado colocará em funcionamento, cabendo ao prefeito fazer a cessão”, afirmou Adélia.

A titular diz ainda que os 70 leitos da unidade, sendo 10 de UTI, são fundamentais para o fortalecimento da rede assistencial do SUS na região da Chapada Diamantina. “Após anos fechado, o Hospital Regional de Itaberaba poderá atender casos de urgência e emergência clínica, cirúrgica, pediátrica e traumato-ortopedia, fortalecendo assim, o município como polo de saúde e evitando o deslocamento dos munícipes para outras localidades em busca de atendimento em alta complexidade”, ressalta.

Quando estiver em funcionamento, a unidade ainda ofertará atendimento ambulatorial, com consultas especializadas e cirurgias ambulatoriais, bem como diagnósticos e terapias.

Publicações relacionadas