adblock ativo

Hemoba realiza ‘Sabadão Solidário’ em quatro regiões da Bahia para doação de sangue

Publicado quarta-feira, 19 de maio de 2021 às 16:58 h | Atualizado em 19/05/2021, 17:01 | Autor: Da Redação
Em Salvador e em Itapetinga o ‘Sabadão Solidário’ estende o horário de atendimento das unidades I Foto: GOVBA
Em Salvador e em Itapetinga o ‘Sabadão Solidário’ estende o horário de atendimento das unidades I Foto: GOVBA -
adblock ativo

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) promove, neste sábado (22), o ‘Sabadão Solidário’, com o objetivo de abastecer o estoque de sangue, que está em nível crítico.

O ‘Sabadão Solidário’ vai acontecer em duas unidades do Hemoba que comemoram aniversário esta semana: Senhor do Bonfim, 14 anos de unidade,  e o Hemocentro Regional de Barreiras três anos.

Em Salvador e em Itapetinga o ‘Sabadão Solidário’ estende o horário de atendimento das unidades.

Em todas as unidades, os atendimentos serão realizados por ordem de chegada, respeitando a demanda espontânea de doadores, ou por agendamento. Em Barreiras e em Itapetinga, os voluntários poderão doar das 8h às 12h.

Os agendamentos podem ser realizados através dos telefones (77) 3613-3799 e (77) 3261-7697, respectivamente.

Em Senhor do Bonfim, o atendimento será das 8h às 13h e pode ser agendado através do telefone (74) 3541-3256.

Em Salvador, a sede da Hemoba, na Vasco da Gama, atenderá doadores de doze motoclubes, mobilizados pelos moto grupos Pedra Angular, Mortalha Negra e Abutres, neste sábado, e o público geral das 7h às 12h30.

Os agendamentos podem ser realizados através do site da Hemoba, do e-mail [email protected] ou do telefone (71) 3116-5643. Já nos postos de coleta do Salvador Shopping e Salvador Norte Shopping, o atendimento acontece por demanda espontânea, das 10h às 18h.

Quem pode doar

Para doar sangue, o voluntário deve estar de máscara, em boas condições de saúde, sem sintomas virais, pesar mais de 50 quilos, estar bem alimentado, ter dormido pelo menos 6h, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12h, não fumar por, pelo menos, duas horas, e ter entre 16 e 69 anos incompletos. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal, e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

Pessoas que se vacinaram contra a Covid-19 com a vacina da Coronavac, poderão doar sangue após 48 horas. No caso do imunizante da AstraZeneca e Pfizer, as pessoas podem doar após sete dias da vacinação. Durante a pandemia, a recomendação é de que pessoas com mais de 60 anos permaneçam em casa.

adblock ativo

Publicações relacionadas