Ifba tem protesto contra corte de verbas das universidades | A TARDE
Atarde > Bahia

Ifba tem protesto contra corte de verbas das universidades

Mobilizações foram registradas em diversas regiões do estado

Publicado quinta-feira, 09 de junho de 2022 às 21:26 h | Autor: Jade Santana*
Em Salvador, no bairro do Barbalho, cerca de 200 estudantes se manifestaram em frente ao prédio do Instituto
Em Salvador, no bairro do Barbalho, cerca de 200 estudantes se manifestaram em frente ao prédio do Instituto -

Convocados pela União Brasileira dos Estudantes (UNE), discentes da Bahia se mobilizaram em diversas regiões do estado contra o bloqueio de verbas das universidades e institutos federais, anunciado na semana passada pelo Ministério da Educação (MEC). Alunos e servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba) dos campi de Salvador, Santo Antônio de Jesus, Eunápolis e Porto Seguro se uniram, nesta quinta-feira, 9, em atos para defender a educação pública gratuita. 

Em Salvador, no bairro do Barbalho, local onde se situa o campus da instituição na capital, cerca de 200 estudantes se manifestaram, durante a manhã, em frente ao prédio do Ifba. "Nacionalmente estão ocorrendo atos para defender a educação, e nos juntamos localmente para mostrar a nossa força, e que estamos preocupados com a  permanência do nosso Instituto. Foi por isso que nos mobilizamos aqui em Salvador e sabemos de mobilizações em diversos estados e cidades do País", relatou Victor Queirós, 19, estudante do curso de Edificações. 

"A mobilização hoje é motivada pelos cortes na Educação. Fizemos uma pressão virtual, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) se reuniu com o MEC e conseguimos ainda na semana passada a redução de 50% desse bloqueio. Só que esta suspensão do recurso ainda afeta diretamente o funcionamento das instituições federais. Nossa instituição, atualmente, está correndo o risco de fechar as portas", alertou o estudante. 

*Sob a supervisão do jornalsta Luiz Lasserre

Publicações relacionadas